domingo, 5 de fevereiro de 2023

DEZ ANOS

 


No dia cinco de fevereiro de 2013, há, portanto, exatos dez anos, uma súbita crise de imodéstia fez-me tomar a iniciativa. Já havia escrito dois livros (O Pátio de Atenas e A Fórmula Etrusca), cujos arquivos haviam dormitado por anos em algum disco rígido até que eu conseguisse a coragem necessária para publicá-los. Nunca foram, é claro, grandes sucessos literários e, além de alguns gentis amigos e parentes que os adquiriram, definharam nos catálogos das livrarias on line.

Assim, nada havia na maré dos incentivos que me permitisse insistir numa nova aventura com as letras. Mas, como disse alguém (acho até que fui eu...), há vontades que nos fazem desprezar os avisos do bom senso. E eu, nos momentos em que a guarda da censura interna baixava, sentia extravasar pelos poros dos meus neurônios a vontade incontrolável de escrever.

Acabei por bulir com a paciência de um seleto grupo de conhecidos enviando, com certa regularidade, os meus escritos. Sem que eu mesmo sentisse, isto foi o embrião deste blog. Assim, naquele gelado fevereiro de há 10 anos (eu estava em Portugal), produzi o texto Palavra Escrita   (se quiser lê-lo, é só clicar em cima)  que deu nome e início a esta página eletrônica.

Já foram quase 600 artigos. Um pouco de tudo, mas, principalmente, um muito daquilo que vi e vivi ao longo da vida. Dei testemunhos e contei histórias, fiz poesia e falei de filmes, celebrei fatos e datas, descrevi as terras por que passei e os alguns livros que li. Pensando bem agora, após esta década de amor febril pela escrita, tenho de confessar. Embora concedo-me imaginar que alguns de meus textos tenham, porventura, proporcionado momentos prazerosos a alguém, o MEU prazer em escrevê-los foi imenso. Ou seja, o que aqui se trata é de um cavalar exemplo de egoísmo, do qual, contritamente, espero que me perdoem.

Só como referência (não há a menor intenção minha de obriga-los a lê-los), selecionei abaixo dez textos (dos 575 publicados) que considero importantes para ilustrar o espírito do “Palavra Escrita”. Basta clicar em cima.

Variações Sobre Um Tema

Binômio Encantado

Sonhos de Um Carioca

A Grande Nuvem

O Brasil E O Futuro

Ecos de Março

E Se?

A Terra Não É Mais Azul

O Violento Pitecantropo


Muito obrigado a todos os que, em sua infinita condescendência, tiveram a pachorra de ler o que aqui escrevi ao longo desta conturbada década. Mais agradecido ainda fico aos que me deram o prazer de comentá-los e, mais ainda, de divulga-los.

Obrigado, mesmo.

Oswaldo Pereira
Fevereiro 2023

10 comentários:

  1. Que bom que você teve a 'imodéstia' de começar a escrever. Seus textos são sempre prazerosos. Leio-os sempre, bem como minha esposa, e sempre que acho oportuno envio algum pitaco sobre o assunto. Além de sua forma agradável de escrever, quanta informação nos foi passada. Continue meu caro amigo. Lembra-se daquela ode de Horacio: "exegi monumentum aere perenius"? Pois é, suas idéias e seus escritos ficarão para que outros deles se nutram e com eles se divirtam. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Zé,
      É muita bondade sua. Horácio sim, erigia monumentos perenes. Estou longe disso. Mas, só o fato de receber comentários como o seu, já justifica a existência dos meus modestos escritos. Muito obrigado, meu fraterno amigo.

      Excluir
  2. Palavra Escrita é mais q palavra dita, porque vem e vai, em silêncio. Continue ! Vc nos proporciona alegria e entendimento.

    ResponderExcluir
  3. Continua, deixe fluir o que tem de história em sua vida! Sou suspeita,prima coruja ,mas que ama sua Palavra Escrita.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridíssima Ana, corujamo-nos mutuamente... E você participou de muitas das estórias que aqui contei...

      Excluir
  4. Amigo, me delicio com sua escrita repleta de muitos conhecimentos e critica perfeita.Seus livros já li e os mantenho para emprestar a amigos com poucas condições financeiras. Se tem eu indico a compra.
    Você escreve talvez para uma minoria, mas leitores seletos e interessados em Boas Leituras .
    Continue SEMPRE nos presenteando com sua clara maneira de escrever, mas profunda .
    Bjs Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha assídua e gentil leitora. Seu gentil interesse pelos meus modestos escritos é uma das molas propulsoras da inspiração de que às vezes preciso como o ar que respiro. Obrigadíssimo, mesmo.

      Excluir
  5. amigo Oswaldo de tantos anos, desde o primario no Coracao Eucaristico, muito obrigado por todos seus escritos, do seu colega hawaiiano Jopse Ricardo, o Torto

    ResponderExcluir