quarta-feira, 22 de abril de 2015

VALAR MORGHULIS





Se você pronunciar estas duas palavras e o rosto do seu interlocutor se transformar num ponto de interrogação, você saberá com certeza que ele nunca ouviu falar da série. Se você as disser a uma outra pessoa e ela arregalar os olhos e balançar a cabeça afirmativamente, concluirá que ela já deve ter assistido a alguns capítulos na TV. Mas, se seu parceiro de conversa semicerrar os olhos em profunda deferência e responder, com um enigmático sorriso nos lábios, “valar dohaeris”, você terá identificado imediatamente um membro da planetária legião de seguidores fervorosos do maior fenômeno televisivo de todos os tempos – Game of Thrones, a milionária produção da Home Box Office (HBO). São milhões.

As duas pequenas frases que, no idioma fictício conhecido como Alto Valiriano querem dizer, respectivamente, todos os homens devem morrer e todos os homens devem servir, exprimem a gênese filosófica da história, na qual nenhum personagem, por mais carismático que seja, está a salvo de morrer a qualquer momento. Não há ibope que os proteja...  

Alto Valiriano é apenas uma das línguas criadas exclusivamente para a série por linguistas e filólogos. Outra, da qual já existe até um dicionário e uma gramática, é o Dothraki, falado por uma tribo de cavaleiros selvagens que habita as terras do leste, no mundo ficcional imaginado por George R. R. Martin em sua alentada obra A Song of Ice and Fire (Uma Canção de Gelo e Fogo) e levada para a telinha pelos roteiristas-produtores David Benioff e Daniel Brett Weiss. Já comentei sobre a série em meu post “A Ação do Tempo”, escrito em agosto de 2014 e cujo link para quem quiser lê-lo está abaixo.




ALGUNS DOS PERSONAGENS
O "MUNDO" CRIADO POR GEORGE R. R. MARTIN




















No passado dia 12, Game of Thrones estreou sua quinta temporada, num lançamento simultâneo para 193 países (o Mundo tem atualmente 204 nações reconhecidas). Serão mais dez episódios, baseados nos volumes quarto e quinto do livro de Martin. O autor trabalha atualmente no sexto. A saga escrita terá, no total, sete. Assim, ainda há muito para acontecer e muitas temporadas pela frente, garantidas por um sucesso que não para de crescer e que abastece uma indústria de vídeo games, animações, roupas, objetos e centenas de fã-clubes. E até o turismo. As regiões que estão servindo de locação para as filmagens, como Dubrovnik, na Croácia, a ilha de Malta e Sevilha, têm experimentado um significativo aumento de visitantes, desejosos de palmilhar os mesmos caminhos de seus personagens favoritos e imaginar que estão em Westeros ou em alguma das Cidades Livres. Enquanto isso, os retardatários que só agora descobriram a magia da história fazem maratonas para ver as temporadas já exibidas.

Já deu para perceber que sou um entusiasmado seguidor. Além de acompanhar com religiosa fidelidade a produção da TV, estou lendo A Song of Ice and Fire. E posso informar que, apesar da adaptação televisiva ser extraordinária, o livro ainda é melhor. O “bruxo” Martin é realmente um gênio.

O LIVRO

Então, para todos aqueles fluentes em Dothraki: Hajas! Dothras check (literalmente, no idioma dos cavaleiros guerreiros, Seja forte! Cavalgue bem, e que corresponde ao nosso coloquial até logo e um bom dia...)


Oswaldo Pereira
Abril 2015




7 comentários:

  1. Virei fã de carteirinha.......maratona para ver todos os capítulos atrasados.....valeu...narração e ritmo muito bom e principalmente direção de arte e fotografia excelentes....

    ResponderExcluir
  2. Incluo-me na categoria "?" !!! Adorei seu primeiro parágrafo!!
    Vai ser difícil eu me converter,apesar de seu brilhante texto convocatório.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ja vi essa série anunciada, ouvi elogios sobre ela, mas nunca vi e não sei nada sobre a mesma. Depois de ler seu blog fiquei curiosa ... e vou deixar, quem sabe, o Douglas Kennedy de lado para me interessar pelo Game ... talvez va mesmo me interessar em aprender um pouco de Alto Valiriano ... que seja !
    Fifi
    Fifi

    ResponderExcluir
  4. Um ano depois, eu era um fã inveterado...

    ResponderExcluir