segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O BRASIL E O FUTURO


A Rede Globo lançou, neste início de ano, uma campanha para que seus espectadores gravem uma rápida mensagem com sua opinião sobre o futuro do país. O tema chama-se “Que Brasil Eu Quero para o Futuro” e, em 15 segundos, a pessoa, com imagens representativas de sua cidade ao fundo, deve dizer o que pensa sobre o nosso porvir. A ideia é coletar pelo menos uma gravação de cada um dos 5.570 municípios brasileiros e oferecer um painel do sentimento nacional neste ano de eleições presidenciais.

É claro que a turma do “Eu odeio a Globo” já acionou suas patrulhas e vem fazendo pouco da iniciativa. Mas, eu gosto da proposta. E fico me imaginando cogitar sobre o futuro desta nação de dias tão conturbados. Mas, como dizer tudo em míseros 15 segundos?...

Aí lembrei-me deste espaço livre do meu blog e, mesmo declinando da oportunidade de aparecer na telinha mostrando o Jardim Botânico de background, resolvi aproveitar da relativa liberdade de tempo que a palavra escrita me concede e pensar alto sobre o assunto.

A primeira pergunta é: QUAL futuro? Anos? Décadas? E aí vem um probleminha. Como já estou avançado nos setenta anos, qualquer futuro muito alargado já não me apanha. Um futuro brasileiro para meus filhos e netos? Sorry, mas todos eles vivem em outras plagas e devem estar preocupados com o amanhã das terras em que moram. Assim, vou acabar falando em teoria, sobre uma cápsula de tempo na qual, nem eu, nem minha descendência, viveremos.

Outra questão é a natureza da pergunta. Se todos os participantes da pesquisa se concentrarem no “que Brasil eu QUERO”, a maioria das respostas pode descambar para uma ladainha de wishful thinking, de sonhos e desejos que poderão afundar no lugar comum dos adjetivos justo, feliz, igualitário, o melhor lugar do mundo, etc., etc., e tudo o mais que se imagina como atributos de um paraíso terrestre.

COMO CHEGAR LÁ? Esta devia ser a pergunta. Como sair do atoleiro institucional, dos oceanos de pobreza, da falência da educação, do descalabro da saúde pública em que hoje nos encontramos? Qual o caminho para limpar os órgãos da administração estatal da lama venenosa da corrupção, como acabar com o viciado sistema político que (des)governa o país?

Qual a receita para exterminar o jeitinho manhoso, o desinteresse pela coisa pública, a cervejinha do guarda, a crença de que a lei só se aplica aos outros, a furadinha de fila nos cinemas e nas esperas de um transplante, a ultrapassagem pelo acostamento, a satisfação íntima de ter ganho uma vantagem indevida.

É isto que eu quero ver respondido.

Oswaldo Pereira

Fevereiro 2018

17 comentários:

  1. Haja tempo de esperança e que vejamos com alegria meu caro amigo Oswaldo.Continua com as crónicas. Um abraço
    TTomaz

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO UM SÓ DESEJO : O BRASIL ALFABETIZADO . ESCOLAS PRIMÁRIAS POR TODO O PAÍS, SECUNDÁRIAS E SUPERIORES QUE DEPENDERIAM DA MÉDIA DO ALUNO DURANTE O SECUNDÁRIO PARA MERECER GRATUIDADE OU DESCONTOS .
    NUMA MINAS QUE POUCOS CONHECEM ACONTECEU A MELHORA E ALFABETIZAÇÃO GRAÇAS AO EMPENHO DE NÃO POLÍTICOS.nÃO HAVIA NEM ESCOLA PRIMÁRIA E MINHA MÃE ALFABETIZOU OS FILHOS DOS EMPREGADOS DA FAZENDA DEBAIXO DE UMA ÁRVORE "GAMELEIRA". FEZ PEDIDO AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CONSEGUIU UMA ESCOLA PARA A REGIÃO.FOI LÁ O INSPETOR A MANDADO DE TANCREDO, NA ÉPOCA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO.CONSTATOU O QUE ACONTECEU.EM PAPEIS DE VENDA E UM QUADRO NEGRO DA FAZENDA A CRIANÇADA FOI ALFABETIZADA E O INSPETOR LEVOU O QUE VIU PARA TANCREDO. A ESCOLA FOI CONSTRUÍDA NUMA VILA PRÓXIMA.RESULTADO:MINHA MÃE CONSEGUIU MAIS TRÊS ESCOLAS PARA A PEQUENA CIDADE PRÓXIMA.ELA SERÁ HOMENAGEADA NOVAMENTE EM DATA DE SEU ANIVERSÁRIO DIA 18 DE MARÇO.FAZEM 30 AN0S QUE ELA FALECEU. NÓS, OS FILHOS FOMOS CONVIDADOS. MUITA GENTE IMPORTANTE DE LÁ ESTÁ PELO BRASIL EM SITUAÇÃO DE MINISTROS, DIRETORES,SENADORES, ETC . SÓ O ENSINO CONSEGUIU TRANSFORMAR UM ARRAIAL EM CIDADE COM HOMENS PÚBLICOS HONESTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um belíssimo exemplo. Mas, infelizmente, do Passado. Estamos vendo isto acontecendo cada vez menos. O que será do Futuro?

      Excluir
  3. É isso Oswaldo. A descida da ladeira foi grande demais e a subida será muito lenta. Nós, com certeza, não estaremos aqui para ver nosso país se reerguer e se tornar uma nação. Um povo deseducado não consegue pleitear nem lutar por seus direitos. E quando falo em educação estou me referindo à educação de base, para todos, e não esse arremedo que inventaram com as cotas para universidade. Regredimos, e quanto, relativamente ao ensino público que, décadas atrás era de primeira ordem. E sem um povo educado continuaremos com essa politicagem que domina o país e rouba nossas esperanças. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E a subida seria lenta e penosa se estivesse acontecendo agora.Só que continuamos descendo...

      Excluir
  4. Concordo com o Zé Correa.A educação de base, temmos que fazer, claro, o presente.O presente de hoje está pior que o passado e este passado poderia ser visto como exemplo de que a educação é base, sempre.Hoje, amanha e depois de amanhã.O simples é melhor porque é a base de tudo.E não considero isso voltar.Assisti na PUC, onde há cursos de revalidação ou aperfeiçoamento de linguas , estudantes e outros já formados, inclusive eu, fazendo cursos extra curriculares para corrigir seus "aprendizados".A PUC é um exemplo de educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação e exemplo. Mas, com Gilmar Mendes premiando o crime fica difícil...

      Excluir
    2. Gilmar está sem apoio do povo,e sobrevive graças a quem lhe deve favores.

      Excluir
  5. Esperança, Oswaldo.Estamos sentindo a força e vontade de melhorar tudo isso tendo a corrupção como carro chefe.Mesmo nos paises mais desenvolvidos estamos vendo muita corrupção.E, penso que isso deve abrir mais nossos olhos para uma luta maior.Fazendo o que você faz, levando a cultura e o exemplo e o aprendizado do que aconteceu para PODER termos fé que nossos , ainda os filhos, e netos sejam premiados com justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há dúvida de que o brasileiro está acordando. Tenho presenciado explosões de indignação contra tudo o que está aí de pessoas simples, do povo. Temos uma eleição pela frente. Vamos ver se esta indignação se traduz num imenso voto de repúdio.

      Excluir
  6. Hola Oswaldo, yo te he contestado, pero no aparece

    ResponderExcluir