quarta-feira, 14 de novembro de 2018

POR QUE BOLSONARO?




Há dias, um francês amigo meu, que mora em Estrasburgo, mandou-me um e-mail pedindo que eu respondesse a duas perguntas: Por que Bolsonaro? e O que será do Brasil agora?

Disse-lhe no e-mail de retorno que, para atender a este pedido, não haveria espaço num simples correio eletrônico e que o melhor seria conversarmos sobre o assunto pessoalmente, se possível com uma taça de um bom vinho da Alsácia na mão. Lembrei-me, mas não lhe repassei, de uma frase do Tom Jobim. O Brasil não é para principiantes.

Lembrei-me também que mantenho este modesto blog e que, venturosamente, possuo raros mas abnegados leitores em vários países e que para eles teria a oportunidade, senão a obrigação, de oferecer-lhes a minha visão sobre o conturbado presente do meu país.

Antes disso, gostaria de mostrar minhas qualificações para tal tarefa. Tenho, com alguns interregnos em que morei no exterior, 78 anos de Brasil. Nasci na ditadura de Getúlio Vargas, assisti à sua deposição no vento democrático que soprou no mundo inteiro ao término da Segunda Guerra Mundial, à sua reeleição quatro anos depois, ao afundamento de seu Governo no “mar de lama” denunciado por Carlos Lacerda, ao seu trágico suicídio, ao surgimento da estrela de Kubitschek, aos “50 anos em 5”, à construção de Brasília, custeada com o esvaziamento dos cofres das Caixas de Previdência e com  o início da grande espiral inflacionária. Vi a chegada do paladino Jânio Quadros e de sua vassoura, com a qual prometia varrer a corrupção. Vi também sua inesperada renúncia, creditada por ele próprio à ação de “forças ocultas”. Vi a posse de seu vice, João Goulart, garantida pelo Exército, o mesmo que, em resposta ao clamor de milhões de brasileiros, o destituiria três anos depois, no momento em que seu Governo apoiava os movimentos esquerdistas que haviam se infiltrado nos campos e nas fábricas e até nas fileiras castrenses. Vivi sob o Regime Militar, o sonho do Brasil Grande, o crescimento galopante do PIB, a Economia em pleno emprego, enquanto ouvia à boca pequena histórias de perseguição, repressão e tortura. Presenciei a saída voluntária dos generais, abrindo o país para sua redemocratização, a esperança, logo decepada pela doença, de Tancredo Neves, as trapalhadas de Sarney, o aparecimento meteórico de outro Dom Sebastião, o “caçador de marajás” Fernando Collor. Sofri mais uma decepção quando a República de Alagoas se revelou um clube fechado de roubalheiras bilionárias, com o impeachment inevitável. Um Dom Sebastião improvável acabou sendo Fernando Henrique Cardoso, com seu socialismo moreno e seu Plano Real. Até chegarmos a Lula. Como vocês podem avaliar, posso ser tudo, menos um principiante em matéria de Brasil.

O primeiro mandato de Luis Inácio Lula da Silva foi empolgante. Definindo como sua única prioridade tirar 40 milhões de brasileiros do abismo da fome, seu Governo iniciou a criação de vários programas de auxílio aos pobres extremos como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, entre vários outros projetos assistenciais a fundo perdido. Eu, que não havia votado em Lula e que pertencia ao grupo social que iria pagar a conta, isto é, a Classe Média, não pude deixar de aplaudir. Um sacrifício fiscal a mais para salvar compatriotas da miséria? Por que não?

Quatro anos depois, a coisa começava a desandar. O propósito inicial de inclusão de milhões nas classes C e D e, a partir daí, criar as condições básicas de educação, saúde e emprego para que esses milhões pudessem elevar-se acima do assistencialismo, não acontecera. Pior. Para garantir a reeleição, o Governo e seu partido majoritário, o PT, passaram a usar a esmola distribuída pelos diversos programas como chantagem eleitoral. Disseminando a ideia de que a escolha de outro candidato significaria o fim da assistência e a volta da penúria, transformaram em reféns dezenas de milhões de eleitores.

Por esta altura, e com a criação do Foro de São Paulo, a esquerda latino-americana rejubilava-se com sua liderança política em países como Venezuela, Equador, Bolívia e Brasil. E projetava perpetuar-se no poder. Se acharem que estou exagerando, basta ir ao YouTube e testemunhar os entusiasmados e beligerantes discursos de José Dirceu, Evo Morales, Hugo Chavez. E de Lula.

Impedido constitucionalmente de concorrer a mais uma reeleição, Lula tirou do bolso uma figura que cumpriria o mandato tampão e garantiria sua volta ao Poder quatro anos depois. Dilma Rousseff. E esta figura, dada sua inépcia, incompetência, estúpida arrogância e despreparo acabou por se transformar na mais desastrosa governante da história brasileira. Pelo menos, destes últimos 78 anos em que vivi e vi. E quando Lula se preparava para voltar, a criatura virou-se contra o criador e, dando mais uma prova de sua infinita falta de noção, resolver candidatar-se à reeleição.

Por essa altura, sinais de que o grande projeto de inclusão social dos mais pobres não passara de um embuste, e de que a classe média chegava ao limite de aguentar o peso esmagador de impostos sem contrapartida começavam a aparecer. O quadro agora era de exclusão, com os degraus mais baixos das faixas C e D afundando-se abaixo da linha da pobreza.  

Para manter sua hegemonia e assegurar que suas propostas políticas fossem aprovadas num Congresso já então à venda, o PT abriu sua temporada de compra de apoio e de sustentação do seu projeto de poder a qualquer preço. E o preço foi alto. As folhas de pagamento do Petrolão e do Mensalão começaram a atingir valores estratosféricos. Desvio de verbas, sucateamento de infraestruturas, saque aos cofres de empresas estatais, como a Petrobrás, foram as fontes usadas para financiar o regabofe.

As consequências, como não podia deixar de ser, foram cruéis. Com o dinheiro dos impostos indo para o propinoduto da corrupção desenfreada, o panorama social passou a revelar uma educação em frangalhos, uma saúde pública destruída, estradas deterioradas e a segurança das grandes cidades reduzida a praticamente zero. Quando a Operação Lava-Jato começou a revelar a extensão quase incompreensível do conluio criminoso do Governo com grandes empreiteiros e políticos a soldo, as reações de repúdio dominaram o país.

E aí deu-se a polarização. Com o PT empenhado cada vez mais em reter o comando político e mobilizando suas lideranças para uma guerra de ameaças e radicalizações, em direção diametralmente oposta grandes fatias da população brasileira foram adotando o mesmo estilo de discurso inflamado contra o Governo. E procurando um líder que incorporasse o profundo sentimento de revolta contra tudo o que o PT significava.

Jair Bolsonaro era um político de pouco poder de fogo partidário. Seu partido era um dos muitos nanicos, com representação marginal no Congresso e sem apoio popular. Mas Bolsonaro tinha um discurso forte, deselegante e truculento às vezes, extremado na maioria delas e isto o tinha permitido reeleger-se deputado federal durante 30 anos por uma minoria identificada com sua filosofia. Graças a isto, ele sempre ficou à margem das grandes negociatas e dos obscenos favores transacionados numa Câmara e num Senado de vendilhões e desonestos de toda sorte. Assim “purificado”, e à medida que o repúdio e a aversão contra o PT iam tendendo para o limite, seu discurso passou a coincidir com a esperança dos que se desesperavam com um Brasil ao saque e em descaminho.

E aqui é preciso entender que Bolsonaro não é um projeto da Direita brasileira. Estas cores partidárias e filosóficas há muito deixaram de existir no cenário político. O que prevalece hoje é o confronto entre a desonestidade e o patriotismo, entre aqueles para quem o Brasil é meramente um pântano de propinas e os que têm esperança num país com futuro. As referências de Bolsonaro a Deus e à Pátria (Brasil acima de tudo, Deus acima de todos), ridicularizadas pela mídia internacional como piegas e retrógradas, acabaram por ecoar fundo num povo massacrado por anos de assédio criminoso às reservas da Nação.

Bem, tudo isso deve chegar para explicar o Por que Bolsonaro?

Agora, que futuro nos espera, isto eu só posso especular. Bolsonaro vai-se deparar com um país dividido social e politicamente, um Congresso à mercê de grandes interesses, um Brasil que necessita urgentemente de reformas para sair do atoleiro institucional em que se encontra, com suas infraestruturas básicas na Saúde, na Educação e na Segurança esfaceladas. Lidar com tudo isto e com a ferrenha oposição que o PT e uma mídia hostil vão desencadear e proporcionar a recuperação de valores de que tanto precisamos  representam uma gigantesca missão. Se cumpri-la, Jair Bolsonaro poderá tornar-se na grande figura da história pátria deste século.


Oswaldo Pereira
Novembro 2018






7 comentários:

  1. A melhor reconstituição histórica que já li. Não poderia ser mais sucinta e esclarecedora. Como também nos meus 78, contribuo para um esclarecimento histórico. O episódio da "renúncia" do Jânio não repousa nas "forças ocultas" que, por muito tempo se dizia que era o whisky de que ele se fartava. Tampouco num maquiavélico projeto de retornar pela força do clamor do Congresso Nacional. Foi pura e simplesmente grana pura, um valor pago pelo Departamento de Estado norte americano para nunca mais precisar trabalhar para o seu todosempre. Com isso, popular como era e representante da classe média, atrapalhava qualquer golpe de estado, sob influência americana, dos colegas de farda brasileiros que lutaram na Itália sob o comando do General Mark Klark. Com Cuba apontando os foguetes a 100km. da Flórida, os EUA com o agravamento do fiasco da invasão na Baía dos Porcos, tinha que ter o Jango, latifundiário e pelego, na Presidência que foi mais fácil de abater. Entrou o Castelo Branco, bem intencionado que foi engolido pelo que se seguiu. Aí JK e LACERDA foram para o inferno, como dizia o padre Barros, queimar eetteeeerrnaamennnte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação, caro Lustosa. Há tempos não aparecias por aqui. Tua análise está perfeita. Tudo não passa de um grande xadrez de interesses e só com o tempo podemos enxergar uma parcela da verdade.

      Excluir
  2. Concordo com o Lustosa. Resumo simples, objetivo, sem tergiversações. Quem não conhece a história recente do país com certeza terá uma boa percepção dos fatos. Agora, meu caro Oswaldo, é esperar, como você mesmo sugere: especular. De qualquer forma tenho esperança de que podemos sair da direção em que andávamos, já inteiramente desesperançados de alguma mudança, vendo de novo o país mergulhando num novo mar de lama. Se o Bolsonaro cumprir alguns percentuais do que se propõe creio que teremos uma saída.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema, amigo Zé, é o "SE". Bolsonaro vai ter de ser, ao mesmo tempo, rígido e pacificador, enérgico e negociador. Vai ter de mexer em ninhos de abelhas, casas de marimbondo, vespeiros de toda sorte e, ao mesmo tempo, realinhar um país à deriva. Haja coragem, persistência e inteligência.

      Excluir
  3. Aí estão os fatos "preciosos de nossa HISTÓRIA, Oswaldo .Li seu texto por duas vezes,vagarosamente na segunda, para ter mais consciência.Você conseguiu relatar governos de épocas difíceis,com políticos de excelência e outros desastrosos. Minas foi destaque com seus homens cultos e de grande influência política. Assim também outros como Lacerda e os gaúchos e paulistas.O Brasil estava agitado.Penso que por estas circunstâncias não tivemos "revoluções".O Janio esteve em minha casa ,mas não tinha "pão" no bolso como era falado. Conheço o Bolsonaro desde 1979 ainda militar do exército.Posso dizer que é a mesma personalidade.Acredito que fará um bom governo e vemos a equipe que aí está.Escolheu os melhores e isso também mostra sua capacidade e o saber de suas limitações.Espero que continue como sempre foi e, se Deus nos ajuda teremos um Brasil melhor. Conhecendo os direitos e obrigações.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que o Bolsonaro seja essa pessoa que tenha boas intenções de consertar o pais e passar para a história, acho quase impossível ele governar com uma máquina tão bem azeitada há tempos.
    Qualquer mexida no que já está sacramentado no judiciário, Câmara e Senado ele sempre encontrará zilhões de pessoas que tentarão derrubar qualquer projeto de mudança começando pela imprensa.Zezé

    ResponderExcluir
  5. Penso também ser dificil mas Bolsonaro tem coragem e imensa vontade de melhorar a vida para todos.Eu o conheço desde 1979 seguindo o que fazia. Sempre pensando nos mais necessitados e sempre sozinho enviava sua cédula em envelopes baratos pedindo o voto.
    Gostaria de vê-lo realizar o que sempre sonhou.O Brasil agradecerá se ele conseguir .

    ResponderExcluir