segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O VIOLENTO PITECANTROPO

 


Há dias, perguntaram-me o que achava eu da situação atual da humanidade, no que se referia ao grau de polarização do momento. Logo eu? ... pensei, um pouco surpreso com o pedido, formulado por jovens confiantes na premissa arriscada de que, por ser velho, eu pudesse ter algo de interessante, esclarecedor ou, até, profundamente filosófico a declarar.

Ledo engano.

A idade confere muita coisa. Um certo distanciamento crítico, um saudável arrefecimento de arroubos e paixões, uma visão mais larga em termos de perspectivas e horizontes. É até uma contrapartida razoável que a Natureza nos dá para compensar os achaques e as limitações físicas da velhice.

Mas não nos regala automaticamente com a onisciência, a prerrogativa da verdade insofismável, com as certezas absolutas. Ao tentar responder à tal pergunta, vi que a única coisa que tinha a oferecer era uma coletânea de imagens que havia acumulado pela vida afora, todas elas criadas, interpretadas e coloridas pelo photoshop das minhas próprias convicções, dos meus conceitos individuais e, por que não, até do meu DNA.

E o que me resultou como resposta foi o seguinte.

Em primeiro lugar, Humanidade é um termo perigoso. E pouco acurado. O que há são miríades de sociedades, cada uma com seus códigos, suas necessidades, suas expectativas, seus medos e suas esperanças. Comportamentos são classificados de acordo com suas próprias religiões, seus credos, suas normas e suas tradições. Por mais globalizados que formos, nunca existirá a Terra igual.

Por outro lado, não me parece que estamos mais polarizados que antes, só porque o Face, o Twitter e que tais canalizam a bílis raivosa de muita gente. Divergências de opiniões sempre existiram. Há menos de cem anos, estávamos imersos numa guerra mundial. Quer mais polarização do que isto?

A realidade é que o pithecanthropus erectus é um animal violento. Dez mil anos de uma pátina de civilidade ainda não conseguiram apagar a informação original. Somos antagonistas e pronto. Então, não está escrito que Caim matou Abel? Logo na segunda geração bíblica, o pau comeu. E eram irmãos...

Não sei se isto satisfez os meus jovens perguntadores. Nem se suscitará alguma reação dos meus abnegados leitores. Mas, era o que tinha a compartilhar, depois de décadas amealhando conhecimentos e lições, um pouco aqui, um pouco lá e de tentar entender o que é esta esfera azul em que estamos.

Oswaldo Pereira

Outubro 2021

8 comentários:

  1. Sua capacidade de abordar qq assunto marcada pela lógica é encantadora e às vezes, levemente desconcertante. Só se pode concordar e sorrir.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Maravilhosos seus textos eivados de muita experiência e conhecimento, claro também de curiosidade, percepção e inteligência.

    Eu tenho uma frase que digo há tempos:.
    SER HUMANO PROJETO QUE NÃO DEU CERTO.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Removi, pois meu comentário foi duplicado.

    ResponderExcluir
  5. e isso ai meu amigo, estamos velhos e ainda estamos aprendendo o que e a vida, um abraco

    ResponderExcluir