domingo, 18 de fevereiro de 2018

CULPAS & RESPONSABILIDADES


Desde quarta-feira de Cinzas, quando foi decretada a intervenção federal na Segurança do Estado do Rio de Janeiro, o assunto tomou conta das redes sociais. Não podia ser de outra forma. Embora não possam ser consideradas como “termômetro” da opinião nacional (a maioria dos brasileiros ainda está à margem do mundo digital), o Face, o Twitter e outros que tais chegam a dar conta do pensamento de uma parte da população dos centros mais avançados do país.

Deste painel que ainda se desenrola nas redes, emerge a mensagem de que a franca maioria defende a medida. Para ela, é a resposta a um pedido de socorro, depois de um Estado que sofreu a maior ação de pilhagem dos cofres públicas de que se tem notícia no Brasil, e no mundo, perder sua capacidade de gerir os serviços mais básicos da administração pública. Sérgio Cabral e seus comparsas surrupiaram até a última gota de recurso do erário, deixando para o atual Governador um imenso buraco vazio nos cofres e montanhas de contas a pagar. Seria necessário um Gerente com G maiúsculo e com muito talento para equilibrar a situação. Mas Luiz Fernando Pezão não é esse tipo de administrador. Longe disto.

Como uma desgraça nunca vem só, o Prefeito da cidade do Rio é, na avaliação que também aflora das já citadas redes sociais, uma das maiores nulidades da história municipal. E olhe que o Rio já passou por figuras que nem a pior das maldições conseguiria engendrar. Marcelo Crivella, além de sua proverbial alienação quando confrontado com os problemas da metrópole que supostamente deveria governar, resolveu partir em doce vilegiatura pela Europa em pleno Carnaval.  Um pecado de lesa pátria. Na maior festa do calendário carioca, o Prefeito some! Dizem que, por ser bispo evangélico, abomina a festividade símbolo da Cidade Maravilhosa. Então, por que se candidatou? Como se diz por aqui se não sabe brincar, não desce pro play...

Sem comando e sem dinheiro, a cidade vinha experimentando uma escalada de violência e insegurança, com indícios de que o aparato policial já não conseguiria controlar a situação. Na última quarta-feira, Pezão jogou a toalha.


Mas, como sou carioca há 77 anos, preciso testemunhar o seguinte. A culpa pode ser dos atuais políticos. A responsabilidade, porém, vem de longe.
Vem do abandono romântico com que se deixaram vicejar as invasões que deram origem às primeiras favelas. Vem do mitológico laissez-faire dos habitantes de uma cidade abençoada por um dos mais deslumbrantes cenários do planeta. Vem do espírito irreverente com que os eleitores praticaram o voto de protesto, escolhendo incompetências notórias para administrar os nossos destinos. Qualquer pessoa que olhe o Rio de hoje, desfigurado por quase duzentas favelas, cuja população soma perto de um terço do seu total de habitantes, pergunta-se. Como foi possível deixar isto acontecer?

Já em 1965, elas começavam, aos poucos, a invadir áreas nobres da cidade. Lembro-me de um aglomerado que ocupava o alto do morro do Pasmado, ali mesmo, sobre o Túnel Novo, de cara para a Praia de Botafogo e o Pão de Açúcar. Carlos Lacerda, recém empossado no Governo da Guanabara, não fez por menos. Cercou o morro e deu 48 horas para as pessoas saírem. Depois, mandou queimar tudo. Nunca mais se viu um barraco no Pasmado.

Mas, não se fizeram mais Lacerdas. Fizeram-se foram muitos Brizolas, Beneditas, Rosinhas e Garotinhos. E, hoje, não há mais como erradicar essas comunidades. A cidade deslumbrante terá de conviver com suas feridas. Feridas que ainda sangram, guetos que se transformaram, com nossa passividade e conivência, em fortalezas inexpugnáveis dos cartéis da droga, labirintos construídos pelas invasões de terra que ninguém quis enxergar, construções condenadas que deixarão para sempre suas cicatrizes no rosto de um Rio que desaparece no passado.

Oswaldo Pereira
Fevereiro 2018






19 comentários:

  1. Indico a leitura do I CHING,
    o Livro das Mutações,sempre que possível. No caso o hexagrama 20 GUAN - La Contemplacion (la vista
    el aspecto )pág 155 da edição da CUATRO VIENTOS - Santiago -Chile
    !976.

    ResponderExcluir
  2. Eu livraria a cara do Eduardo Paes que se ombreia com o Pereira Passos e Carlos Lacerda. Segurança não foi responsabilidade sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paes também teve a sorte de ser o anfitrião das Olimpíadas. Dinheiro e apoio não faltaram. Mas, já imaginou se fosse Crivella o Prefeito na Rio 2016???

      Excluir
  3. Amigo desculpe, corrigindo:1.393.314 pessoas nas 763 favelas do Rio segundo dados do IBGE de 2014.
    A Intervenção em que pese ser necessária segundo a maioria das opiniões, ela é oportunista visada pelo Temer em busca de um projeto eleitoral e o adiamento da Reforma da Previdência uma derrota prenunciada do principal projeto desse governo.
    O Bussiness do trafico é super organizado. O PCC vai se impor diante da Intervenção. Hoje eles tem assessoria de Marketing, sistemas sofisticados de lavagem de dinheiro, controlam os presídios de todo o território brasileiro. Nada disso prospera sem a cumplicidade do Estado seja municipal,estadual,federal e judiciário.
    O homem abaixo do Marcola, Gege do mangue da facção de São Paulo foi morto nesse sábado em Aquiraz no Ceará junto com o seu sócio o Paca. No Rio foi morto o Turcão conhecido como "Mamãe", ambos os casos por desavenças entre as facções. Gege ficou preso por 3 anos e um Habeas Corpus dado pelo STF o soltou. No presidio Milton Dias em Japeri na baixada fluminense uma rebelião nesse domingo.A Intervenção ainda nem saiu do papel e tivemos um final de semana com a criminalidade dando o seu recado
    O PCC e outras facções vão dominar todo o território nacional, pois creio que essa intervenção vai dar agua, e o meu medo é que depois disso se não der certo a quem vamos pedir ajuda?
    Zezé
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Zezé, pela correção. Os números são mesmo assustadores. Comundo do mesmo receio que você demonstrou. O Exército não foi feito para trabalhar como polícia e quase sempre teve muitos problemas com as guerrilhas. O inimigo é muito mais fortee mais preparado do que se pensa.

      Excluir
  4. Eu não livro a cara do Eduardo Paes,viu tudo,sabia de tudo é no final foi para os Status, estudar?????

    ResponderExcluir
  5. para os Estados Unidos, estudar....E,ahora quer se candidatar? Vai saber o que acontece? Não,sera' sempre o inocente.

    ResponderExcluir
  6. Tenho os mesmos receios que a Zezé. Mas,precisamos aceitar que eles façam alguma coisa, quem sabe ?Realmente as Forças Armadas não são para combater PCC e outras facções mas é o que temos e podemos contar no momento. Temos que pedir que Deus nos ajude. Oração, muita oração.

    ResponderExcluir
  7. amigo Oswaldo, gosteide ler o que voce escreveu, E isso mesmo, ainda bem que pela nossa idade nao precisamos mais votar. O melhor mesmo e se aparecer alguem com a fibra do Lacerda para acabar com essas "comunidades" tao celebradas pela GLOBOIOLA e outras.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo. Em janeiro de 49 aC, Julio Cesar, soldado e cidadão, cansado da situação de descalabro que se implantara em Roma, atravessa o Rubicão e muda a história do ocidente. Haverá no Brasil de hoje um Julio Cesar com coragem de atravessar o Rubicão e declarar: Alea jacta est!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amigo. Mas Júlio Cesar acabou sendo assassinado pelos senadores. Aqui, o nosso congresso (com letra minúscula, mesmo) já assassinou o nosso futuro antes que ele cruzasse o Rubicão da honestidade...

      Excluir
  9. Caros participantes desse excelente blog do nosso querido Oswaldo.
    Para que essa Intervenção obtivesse algum resultado positivo sito a meu ver alguns pontos:
    1- o sucesso de qualquer empreitada a alma do negócio é o segredo. O que temos visto é um alardeamento de todas as medidas a serem tomadas.Vide "Acorda Amor do Chico", pois a policia vem ai.
    2- a retirada do secretário e substituição por um militar de nada adiantará, pois todas essas instituições de segurança estão infiltradas de corruptos.Vão ter coragem de exonerar essa turma e sem direitos a aposentadorias respondendo a processos criminais?
    3- Tenho acompanhado a eliminação de gente do tráfico como o "Gege" e o "Paca" sábado passado no Ceará, o "Turcão" no Rio nesse domingo e hoje mais um o "Cabelo Duro" defronte a um hotel na zona leste de São Paulo quando se dirigia ao seu carrão importado e blindado e ao ser cumprimentado por um casal de excelente visual é atingido mortalmente por um fuzil pelas costas por um encapuzado.Parece-me que está havendo um certo desbaratamento na cúpula dos traficantes pelo menos daqueles que são bucha de canhão.Se assim for ainda teremos que ser gratos aos ratos. E a turma lá de cima os verdadeiros donos do poder, vão aparecer? No conjunto há parlamentares, doleiros, advogados e até magistrados.
    Para mim uma simples, mas atenta observadora,tudo que nos é apresentado como estratégias basta ter bom senso para entender que os problemas da criminalidade no Brasil são mais antigo que a Sé de Braga (assentada num antigo mercado romano) já que acima citaram Roma e mais complexo que o DNA. Ouvi uma das sobreviventes da escola americana que resumiu tudo numa única frase: SE O CRIMINOSO ESTIVESSE PORTANDO UMA FACA NÃO TERIA MATADO TANTOS. Isso é poder de síntese e de bom senso que a meu ver demonstra que a intervenção e seus participantes não possuem.
    Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Zezé. Seus comentários só fazem enriquecer este modesto blog. Realmente, no caso da (In)Segurança do Rio, o buraco é mais em cima...

      Excluir
  10. Concordo, Zezé,em tudo que disse.E que falta bom senso nas Forças Armadas, sensibilidade e também poder e soldados capacitados.

    ResponderExcluir
  11. Caro Oswaldo não sei se o seu blog serve para que aqueles que o acompanham façam mais de um comentário e acabem utilizando para colocarem mais comentários. Caso não seja próprio seja franco que eu não utilizarei seu blog para fazer outros tantos comentários.
    Venho percebendo que a mudança de uma nova Constituição a de 1988 é um ponto crucial para arrumar o "galinheiro" pois vejo como tantas açoes acabam sendo barradas pelo que está escrito nas inúmeras cláusulas afinal ela está mais remendada que roupa velha. O próprio STF dá pareceres errôneos. pois se prende no que está escrito na Constituição.
    Tempos atrás vi 22 ou 24 projetos de ajustes fiscais propostos pelo sonâmbulo Pezão e sua equipe para aprovação na Alerj e que foram barrados pelos deputados por interesses próprios ou pela justiça por serem inconstitucionais. Se a arrecadação dos Estados como consta na Constituição o bolo não fosse para a área federal e depois repassada, queria ver se Brasília faria toda aquela farra com dinheiro DO público. Se não for feita uma nova Constituição com a participação de instituições como OAB, pessoas comuns , Academia, intelectuais,não vamos a lugar nenhum e continuaremos patinando na M.
    Zezé

    ResponderExcluir