domingo, 7 de abril de 2013

SONHO POTIGUAR








É o “ombro” do Brasil.

A partir dele, a costa brasileira abandona sua inclinação para leste e vira a sul. Geógrafos preferem chamá-lo de “esquina do continente”.
Ali há desertos que conversam com o mar, um cajueiro do tamanho de uma aldeia, camarões em profusão. Um pequeno quadrado do tamanho da Costa Rica, que recolhe 95% do sal consumido em nosso país e abriga o equivalente tupiniquim do Cabo Cañaveral americano, o Centro de Lançamento Espacial da Barreira do Inferno.  Durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu a maior base aérea externa dos Estados Unidos, poeticamente denominada “Trampolim da Vitória” e palco da célebre Conferência de Natal, com a presença de Franklin Roosevelt. Era a moeda de troca para a construção de uma siderúrgica em Volta Redonda e o definitivo alinhamento do Brasil com os aliados. E o abrandamento da severa cultura nordestina, mercê do contato com os descontraídos militares yankees, gerando, além de inevitáveis encontros e desencontros amorosos, os já celebrados vocábulos “forró” (for all) e “óxente!” (o shit!).
Hoje, o interior sofre debaixo de uma seca impiedosa. Mas, os seus 400 quilômetros de costa são uma elegia do que se convencionou chamar de “paraíso tropical”.
São várias combinações, especialmente na vertente meridional da costa, a seguir a Maxaranguape. O primeiro casamento é entre o mar infinito e a areia complacente. O segundo junta o sol perene à natureza forte. Há outras uniões abençoadas. A brisa dócil abraçando o tempo. As nuvens pequenas navegando um céu azul, lagoas aconchegadas em dunas, palmeiras curvando-se solenes em homenagem ao pôr-do-sol, um dia claro que dura um ano inteiro. E, quando a noite finalmente chega, um gigantesco enxame de estrelas faz a festa.
Imagine tudo isto num só lugar e você chegará perto de visualizar Natal e seus arredores. Até a infalível Rede Globo escolheu a região para cenário de uma de suas recentes novelas.
A magnífica sequência de praias oferecida pelo litoral potiguar certamente não é a única disponível nos milhares de quilômetros da costa brasileira, mas a esplêndida simbiose dos vários elementos acima citados enche os olhos, regala a alma. E não há que não se sinta, ao se deparar com a imensidão do Atlântico à sua frente, um pouco menino, um pouco aventureiro, um pouco poeta.
E, falando de poesia, lembrei-me de um despretensioso poema que escrevi há muitos anos e acabei por inserir no meu livro O PÁTIO DE ATENAS, atribuindo-o a um dos seus principais personagens. Na época, não podia imaginar que ainda viria conhecer o lugar que deveria tê-lo inspirado – as praias norte-rio-grandenses.
PROPOSTA
Vem comigo, vamos passear
Por caminhos infinitos,
Pelo centro dos agitos
Pela calma, pela praia
Por Paris, Saramandaia
Pela montanha mágica
Pela planície básica
Pela selva
Pela relva...
Pés nus no chão de estrelas
Olhos postos na alvorada
Alma aberta, desvairada
No barco que enfuna as velas
E, ao vê-las
Partiremos! Isto eu te proponho
Com asas azuis na fronte
Do cavalo alado do sonho
Rumo à linha do horizonte...

Oswaldo Pereira
Abril 2013

3 comentários:

  1. Quem conhece a cidade de Natal sabe que tudo o que você escreveu é a mais pura realidade. Eu acrescentaria ao cenário por você descrito a docilidade e a hospitalidade da gente da terra, sempre pronta para dar uma explicação sobre as peculiaridades locais, ávida por agradar o turista, eficiente em encantar até os mais secos corações dos viajantes. Ninguém resiste ao mágico efeito que se forma da combinação da natureza exuberante com a deliciosa cultura do povo potiguar. Todos se apaixonam perdidamente por aquela terra...

    ResponderExcluir
  2. Natal é inigualável com suas praias, sua gente tranquila e afetuosa, suas frutas, seu clima e tantas coisas mais.
    Bem escolhido passar suas férias com a família , o descanso é completo e tudo que escreveu é o retrato da cidade e do povo.

    Cleusa

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar da simpatia e bom humor dos potiguares. Com relacao ao forro, recentemente fiquei sabendo que esta historia do "for all" e incorreta. A origem viria da palavra Forrobodo (Wikipedia). Melhor verificar.

    ResponderExcluir