quarta-feira, 17 de abril de 2013

GENIALIDADE


Milagres devem acontecer todos os dias. Mas flashes de genialidade em estado puro são raros. Como os três exemplos musicais abaixo, que nos fazem indagar de que fonte de energia brotam estes tesouros de criatividade, inspiração e talento.



Numa determinada manhã, em 1965, Paul McCartney acordou de um sonho com uma música na cabeça. Mesmo antes de tomar o café da manhã, foi para o piano e a tocou. A música completa, primeira e segunda partes. Direto. Depois, escreveu a partitura. Como não tinha um nome para ela e seu breakfast estava pronto, resolveu chamá-la de Scrambled Eggs (Ovos Mexidos)...

Com receio de que pudesse ter ouvido a canção anteriormente e estivesse agora apenas recordando, passou um mês perguntando a todo o mundo se alguém já a escutara antes. Não queria ser acusado de plágio. Ninguém a reconheceu.

No dia 14 de junho do mesmo ano, Paul finalmente gravou-a, agora com a letra que escrevera durante uma viagem de férias a Portugal. E com outro nome. Yesterday.

De acordo com o Livro de Recordes do Guinness, esta linda canção pop-barroca de amor é a música mais regravada da História.



Era uma noite chuvosa de 1939. Ary Barroso jantava em casa com a mulher e os cunhados, em seu apartamento na Urca, meio contrafeito de não poder sair devido à forte tempestade. Antes da sobremesa, levantou-se e disse: “Vou compor um sambinha...”
Uma hora depois, chamou a família para ouvir o que tinha composto. O pessoal achou a música interessante, mas estranhou o uso de palavras fora de moda como “inzoneiro”, “merencória”, ”trigueiro” e as redundâncias de “Brasil brasileiro” e “coqueiro que dá côco”.
Ary não se perturbou nem mudou nada.  Mesmo antes de ser gravada, a composição foi lançada na peça Joujoux e Balangandãs, sem despertar muito interesse. A gravação de Francisco Alves, o então “Rei da Voz”, também não foi capaz  de atrair os ouvidos do público. Ary achou que tinha errado na mão.

Mas, em 1942, a música, que nascera com o nome de “Aquarela Brasileira”, foi incluída no filme de Walt Disney “Saludos Amigos”. Seu nome agora era “Aquarela do Brasil” e foi a primeira canção a ser executada mais de um milhão de vezes nos Estados Unidos.



Eben Ahbez em 1948
Em 1947, o cantor e pianista de jazz americano Nat “King” Cole estava às voltas com o fisco. O Leão yankee dera uma dentada furiosa em sua contabilidade e isto ameaçava a sua estabilidade orçamentária. Nat já era famoso, mas seu sucesso como balladeer ainda era incerto.
Certo dia, um estranho personagem procurou-o. Chamava-se Eben Ahbez, tinha uma comprida barba, vestia-se como um hippie de vinte anos à frente e morava debaixo do lendário letreiro do Monte Lee, que ainda ostentava o nome HOLLYWOODLAND.  O cantor pensou que o estranho iria pedir-lhe dinheiro. Eben, entretanto, entregou-lhe uma partitura com uma composição sua. Disse apenas que gostaria que Nat a gravasse. E foi embora.
 
A música tinha por título “Nature Boy”. 


Foi o maior sucesso da carreira de Nat ”King” Cole, tendo ficado, em 1948, por 15 semanas seguidas em primeiro lugar na lista dos discos mais vendidos e acabado para sempre com as dificuldades financeiras do celebrado músico.

Oswaldo Pereira
Abril 2013

6 comentários:

  1. Interessante saber o que acontece com os compositores. Conheci Ary Barroso que é de Ubá-MG , e de lá sou eu.
    Só o conheci no final da vida dele, aqui no Rio, em sua casa, porque meu irmão era seu amigo. Lá ele tocou em seu piano uma música ainda por lançar.
    Fiquei encantada.
    Muito bom Oswaldo a oportunidade que nos tem dado.
    Abraço, Cleusa.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Fontes? São várias, Claudinha. Wikipedia (claro!), pesquisas que fiz para um show sobre Ary Barroso, um DVD que assisti sobre a vida do Nat "King" Cole...coisas que fui colecionando de memória ao longo destes meus anos.

      Excluir
  3. Gostei muito. Pensar que uma musica linda como Yesterday poderia ter se chamado Scrambled Eggs. Ainda bem que ele foi pra Portugal relaxar.

    ResponderExcluir
  4. Pessoas iluminadas. São três histórias diferentes, situações peculiares, cada qual vinculada a uma realidade especial, mas que revelam algo em comum: esses três músicos receberam uma luz que fez com que revelassem sua arte ao mundo, possivelmente ajudando outras pessoas a suportar sua carga de problemas. Ao ouvir uma dessas músicas citadas na narrativa do Oswaldo, quem de nós não ficou mais "leve", quem não se sentiu melhor ou mais encorajado a seguir em frente?

    ResponderExcluir
  5. Tai, estou aproveitando, através das suas pesquisas, para conhecer um monte de coisas sobre artistas famosos, principalmente o nosso amado NKC, a mais bela voz de todos os tempos ! Que bom que ele aceitou gravar Nature Boy, apesar de não ser a minha favorita entre as muitas e maravilhosas musicas qae ele gravou com a linda voz que tinha ...

    Fi²

    ResponderExcluir