segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

DESALENTO

 


Os poucos (mas valorosos) seguidores deste blog sabem que eu procuro não publicar assuntos, especialmente os políticos, que deliberadamente suscitem polêmicas e confrontações. Na grande maioria, os textos que aqui apresento, com a pretensão única de atrair um pouco da sua atenção, versam sobre experiências deste modesto escriba, sejam de viagens, de livros lidos, de filmes assistidos e, especialmente, de observações da vida e do universo que me cerca, filtradas pela perspectiva de muitos anos de uma existência atenta e uma mente curiosa.

Momentos houve, entretanto, que acontecimentos importantes do ambiente institucional brasileiro impeliram-me a externar minha opinião, sempre ressaltando que era uma manifestação individual e apoiada tão somente no arcabouço de informações que estavam ao meu alcance. Dado que este blog nasceu em fevereiro de 2013, portanto no terceiro ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff, minhas pontuais crônicas de cunho político cingiram-se ao período compreendido entre aquele ano e o presente. As mais incisivas intervenções procuraram, de um lado, espelhar minha aversão àquela governante que, com sua imensa estupidez e imperdoável arrogância, significou para mim o que de pior esteve no comando deste país, pelo menos com relação aos presidentes que conheci nestes meus 82 anos de idade.

Outra circunstância que me levou a escrever sobre a nossa situação política foi o gigantesco esquema de corrupção engendrado e comandado pelo Partido dos Trabalhadores, tendo como beneficiários e cúmplices a grande maioria de um Congresso venal e um Judiciário desonesto. Foi como um horrorizado cidadão que não pude resistir ao impulso de externar meu nojo e minha repulsa.

Nunca cheguei verdadeiramente a publicar análises mais profundas sobre o Governo Bolsonaro. Com a pandemia tirando o foco dos outros temas e prejudicando uma avaliação correta da atuação de seu mandato, não me entendi capaz de fazê-lo. De qualquer modo, o simples fato de verificar sua férrea vontade de colocar uma trava no obsceno rega-bofe dos governos anteriores já o credenciava favoravelmente. E, no período pós-Covid, com a economia recuperando, o Brasil voltando a crescer em níveis superiores a outros países, com a inflação em baixa, o desemprego em queda e com quase todos os indicadores desenhando uma curva virtuosa, minha simpatia aumentou.

A vitória de Lula me desencantou. Mesmo verificando que Bolsonaro, ao mesmo tempo que comandava um séquito de milhões de brasileiros (como raras vezes tive a oportunidade de testemunhar na história recente), também suscitava uma disseminada rejeição ao seu modo truculento e, em grande medida, a surda revolta de fortes interesses contrariados, cheguei a crer que o povo não iria permitir a volta daqueles que haviam jogado o país num pântano de desmandos e corrupção.

Estava enganado. E perplexo de ver muita gente que conheço conscientemente escolher o candidato do PT.

Os primeiros movimentos do novo Governo vêm-me confirmar os meus maiores temores. A visão de um anunciado descontrole fiscal, o aumento do número de Ministérios, o leilão político de cargos que deveriam ser ocupados por técnicos competentes, o retorno ao poder de nomes que causam arrepios, tristemente conhecidos por sua inépcia ou suas falcatruas, o ressurgimento do peleguismo em suas piores formas dá-me uma profunda sensação de desalento, de desencanto e de luto por um futuro que está morrendo.

E aí, eu me permito perguntar aos que votaram em Lula. É isto mesmo que vocês queriam? É esta a imagem que vocês defendem e em que acreditam como sendo a melhor opção para o bem estar da população brasileira? É este o uso dos impostos que vocês reputam como a mais adequada? É este o país     que vocês querem apresentar para seus filhos? Espero fervorosamente que sim porque, embora tendo o pleno direito de escolher, há um direito que vocês não têm. O de se arrependerem.

Oswaldo Pereira
Dezembro 2022

22 comentários:

  1. Amigo, você sabe que comungo com suas ideias até em se tratando de Política.
    Se não vejamos o que nos espera:
    André Ceciliano presidente da Alerj, família conhecida de políticos cariocas sempre nos anais da corrupção,(gabinete dele com 49 milhões de rachadinhas, movimentações suspeitas no COAF) cotado para o cargo de Assuntos Federativos.
    3 petistas de raiz, que vão formar um Triunvirato como são chamados: Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, Jacques Wagner como líder no Senado e José Guimarães(irmão daquele com os dólares na cueca). líder na Câmara dos Deputados.
    A moça da Lambada Margareth Menezes no Ministério da Cultura.
    Casa Civil Rui Costa
    Mantegna e Meireles de volta nas finanças do país..
    Mercadante no BNDS
    Jean Paul Prates(quase Sartre) senador desconhecido do PT do Rio Grande do Norte na Petrobras.
    Ou seja todas essas ¨moscas¨ conhecidas de tempos passados voltam a cena política ou melhor a cena do Crime,
    O numero de Ministérios claro para agradar a moçada irá aumentar isso no primeiro escalão imagino o restante nos escalões abaixo.
    Teto de gastos não mais terá.
    PEC mesmo sem ainda estar no poder, já foi aprovada.
    Reviravolta nas estatais que foram privatizadas, afinal precisam de muitas estatais para colocar os amiguinhos.
    Lei das Estatais modificadas e aprovadas na Câmara falta o Senado aprovar, mas não tenho duvidas que será aprovada
    E eu poderia tecer um rosário do que está sendo escolhido de pior.
    Essa turma que votou no Lula é cega, surda e mal informada e não darão o braço a torcer.
    Nós vamos amargar por 4 anos , quiçá não sairão do poder tão cedo.
    Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um descalabro que suplanta todos os meus piores pesadelos

      Excluir
    2. Os meus pesadelos também......

      Excluir
    3. Essa resposta aí em cima é minha, a "anônima" Ana Flores

      Excluir
    4. Em minha repulsa não consegui me esplanar com a mesma clareza e abrangência, e eu seria um cego se não lhe agradecesse pela oportunidade de ler sua publicação e ver nela tudo que também penso

      Excluir
  2. Complemento: Cega, surda, mal informada e desmemoriada como se todos os que votaram no Lula e com o PT estivessem com Alzheimer.

    ResponderExcluir
  3. Porque estou como anônimo? Eu gosto de assinar em tudo que digo e escrevo.. Zezé

    ResponderExcluir
  4. Creio eu que os reais e os irreais votantes no PT fazem um entrelaço preocupante: os primeiros são retrógrados, ignorantes ou ignóbeis, e os segundos, por inexistentes, completam um quadro aterrorizante.

    ResponderExcluir
  5. Noticias de hoje:
    Na Veja:
    A grande preocupação do Lula era acomodar todos os aliados da campanha, nos cargos de Ministros, para primeiro e segundo escalão, nas estatais sem deixar nenhum de fora e finaliza dizendo que ele não está cumprindo com as promessas feitas em palanque.
    Já o Matheus Leitão, filho da Miriam Leitão, ambos vermelhos escarlate, fala:
    O Congresso aprovou aumentos para o STF, Ministros, parlamentares, presidente e vice.
    Hoje Tebet ganha o Ministério do Planejamento e por aí a banda toca e tocará no velho sistema PT..

    ResponderExcluir
  6. Noticias de Hoje
    Na Veja:
    A Grande preocupação do Lula era acomodar todos os aliados da campanha nos cargos de Ministros, primeiro e segundo escalões, e nas estatais.
    Termina o artigo falando que Lula não está cumprindo com as promessas de campanha.
    Outro artigo o de Matheus Leitão, filho de Miriam Leitoa, ambos vermelhos escarlate publica:
    O Congresso aumentou os salários do STF, ministros, parlamentares, presidente e vice presidente, mas não fala do percentual do aumento, mas aprovaram o salário mínimo em 8,12 %
    Acaba de ser anunciado: Simone Tebet Ministra do Planejamento.
    Quem é essa senhora que apareceu recente no cenário político? é uma técnica no assunto de Planejamento? Não, é advogada, professora, senadora atualmente pelo M.G. do Sul. e é do PDB.
    E lá Nave vá singrando os mesmos caminhos desde 2002 com o PT no comando.

    ResponderExcluir
  7. Noticias de Hoje
    Na Veja:
    A Grande preocupação do Lula era acomodar todos os aliados da campanha nos cargos de Ministros, primeiro e segundo escalões, e nas estatais.
    Termina o artigo falando que Lula não está cumprindo com as promessas de campanha.
    Outro artigo o de Matheus Leitão, filho de Miriam Leitoa, ambos vermelhos escarlate publica:
    O Congresso aumentou os salários do STF, ministros, parlamentares, presidente e vice presidente, mas não fala do percentual do aumento, mas aprovaram o salário mínimo em 8,12 %
    Acaba de ser anunciado: Simone Tebet Ministra do Planejamento.
    Quem é essa senhora que apareceu recente no cenário político? é uma técnica no assunto de Planejamento? Não, é advogada, professora, senadora atualmente pelo M.G. do Sul. e é do PDB.
    E la Nave vá singrando os mesmos passos desde 2002 com o PT no comando
    Zezé.

    ResponderExcluir
  8. Percebo, hoje, que boa parte de pessoas que votaram no nine, agora estão desalentadas, chocadas. Não era isto que esperavam.. Estão assustados.. Mas... agora... é tarde...

    ResponderExcluir
  9. Caro Oswaldo, a gente acreditou que o país havia mudado, apesar de termos tido um governo terrivelmente atacado. Apesar de apresentar excelentes resultados, seja no social seja no econômico, nada disso foi suficiente. Apesar dos inumeráveis sinais de irregularidades nas eleições, a gente vai ver um criminoso voltar a governar o país, ou melhor, a arrebentar o país. E o pior de tudo é que, desta vez, ele está com sangue nos olhos para se vingar. Não sei o que nos espera, mas tenho certeza de que não é nada bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ser bom e não vai ser bom. Mesmo antes de tomar posse, Lula já conseguiu horrorizar aqueles que sonhavam com um Brasil melhor. Triste...

      Excluir
  10. Ola Oswaldo.
    Eu não opino nada sobre política devido a minha condição de estrangeiro.
    Só quero que este grande pais seja justo com o povo que eu admiro muito.
    Emilio Gonzalo
    ÷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Almirante, este é o nosso grande desejo. Mas, infelizmente, não é o de todos os brasileiros...

      Excluir