quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

BOND 60 (6): FROM RUSSIA WITH LOVE (PARTE II)

 


Na cena final de From Russia With Love, à medida que o filme comprometedor resvala para as águas do canal veneziano, aparece uma das novidades que iriam fazer parte da marca Bond: o anúncio de que o personagem iria voltar. James Bond will be back in Goldfinger.

Outras importantes características que se tornariam permanentes também fizeram sua primeira aparição. Uma delas foi a famosa pré-sequência, uma cena de ação colocada entre a vinheta do cano do revólver e os títulos iniciais. Neste caso, a inquietante perseguição noturna num escuro labirinto de cercas vivas termina com Red Grant estrangulando Bond. Apenas para ser revelado, a seguir, que tudo faz parte de um treinamento do assassino e que, afinal, o morto é apenas um dublê de 007.

A outra foi a música-tema. Em Dr. No, as canções utilizadas (os calypsos Three Blind Mice e Underneath The Mango Tree) não eram dedicadas, ou seja, eram composições em voga na época. Para o segundo filme da série, entretanto, decidiu-se compor uma peça exclusiva. O maestro e compositor John Barry, que já havia feito arranjos de fundo para a produção anterior, chegou até a viajar para a Turquia, à procura de uma inspiração. Mas, ao final, foi mesmo Lionel Bart, um escritor e músico britânico quem cumpriu a tarefa. Para gravar a canção-título, foi escolhida uma das mais belas vozes masculinas de seu tempo. O cantor londrino Matt Monro. O resultado, você pode conferir neste    LINK .

Mas, as novas ideias não paravam por aí. A maleta executiva, entregue a Bond pelo Major Boothroyd, chefe da Seção Q (a partir daí conhecido apenas pela sigla e representado por Desmond Llewelyn por mais 16 Bonds) tornou-se o primeiro dos gadgets usados pelo agente a fazer parte das wish-lists de uma legião planetária de admiradores. A famosa Pasta 007 é, até hoje, parte integrante da indumentária de executivos de Tóquio a São Paulo e acendeu a luz verde para todo um sistema de marketing que iria crescer significativamente nos anos a seguir.

PASTA 007
Para o elenco, com Sean Connery já entronizado como protagonista, o principal cuidado foi a seleção da nova heroína. Dizem que foi o próprio Connery quem escolheu Daniela Bianchi, uma finalista do concurso de Miss Universo, preterindo as italianas Sylvia Koscina e Virna Lisi. Os vilões foram objeto de outra procura criteriosa. Para fazer Red Grant, chamaram o ator Robert Shaw, que já trabalhara em séries televisivas e, para o papel da temível Rosa Klebb, convidaram a cantora austríaca Lotte Lenya (só como referência, mulher de Kurt Weill, o conhecido e premiado compositor de A Ópera dos Três Vinténs). Lotte não tinha nada de bonita, mas a caracterização feita tornou-a especialmente feia. Nunca seria cogitada para o título de Bond girl...

Ernest Blofeld, o no. 1 da SPECTRE, aparece. Ou melhor, parte dele. O rosto não é mostrado e, nos créditos finais, no lugar do nome do ator correspondente, está apenas uma interrogação.

ERNEST BLOFELD






O veterano ator mexicano Pedro Armendaríz fez Ali Karim Bey, chefe da seção do MI6 em Istambul e amigo de Bond. Se você prestar atenção, fica visível o seu desconforto em certas cenas. Ocorre que, durante as filmagens, Armendaríz foi diagnosticado com um câncer terminal. Suas intervenções finais, inclusive, foram filmadas às pressas. Assim que cumpriu sua participação, o ator foi para casa e suicidou-se.

From Russia With Love rendeu até agora (em dólares de hoje), US$ 103 milhões, uma boa parte advinda de sua versão animada em play station. E foi o último filme a que John Kennedy assistiu na sala de cinema da Casa Branca. No dia seguinte, 20 de novembro de 1963, embarcou para sua viagem a Dallas. E o resto, como dizem, é História...

(continua)

Oswaldo Pereira
Janeiro 2022

3 comentários:

  1. como sempe muitominstrutivo,nao sabia muita coisa que vc contou meu amigo, um abraco do Torto

    ResponderExcluir
  2. Excelente Oswaldo!E nos faz bem relembrar!E conhecendo melhor a História.

    ResponderExcluir