domingo, 28 de fevereiro de 2016

DICAS




Hoje é domingo. Desde que me conheço por gente, é o dia de nada fazer. O dia em que Deus descansou, já sussurravam as primeiras professoras de catecismo, terminando a aula sobre a criação do Universo, construído em toda sua esplêndida grandeza em exatos sete dias. Uma semana, e a Terra, a Lua, as estrelas, o firmamento, tudo enfim, tinham ficado prontos e acabados, no mesmo espaço de tempo que eu levava para ir de um domingo de praia e sol até a expectativa gostosa do sábado seguinte.

Toneladas de informação depois, eu fiquei sabendo que a coisa não fora bem assim. Algo muito mais grandioso e espetacular, quem sabe operado pelo mesmo Deus do catecismo (o quem sabe fica por conta de meu empedernido ceticismo, atualmente meio que cambaleante diante da inexistência de outras explicações para o início de tudo), dera berço ao que vemos e ao que somos - o Big Bang, a portentosa explosão que em nanossegundos (qual semana, qual nada) liberou a energia que ainda rola por aí, bilhões de anos depois, transformada em matéria, fornalhas de estrelas, buracos intrigantes, ventos cósmicos e, oh! novas descobertas, excitantes ondas gravitacionais.

E aí eu me deparo com a profunda verdade de que este mesmo impulso inicial foi também capaz de criar, na Alemanha do século XIX, um cérebro extraordinário, cujo privilegiado circuito interno de neurônios proporcionou ao seu insuspeitado dono, um menino judeu de uma família de classe média, os meios e a inspiração para entender a intrincada mecânica dos céus.

A suprema satisfação demonstrada pelos homens de ciência em todo o planeta ao descobrir que Einstein estava, mais uma vez, certo, faz-me duvidar de coisas triviais como acaso, sorte, chance, etc.  Como encarar como natural que um cientista, há cem anos, trabalhando só com teorias esvoaçando dentro de seu crâneo, tenha desvendado coisas que só hoje, um século e zilhões de horas de pesquisa depois, conseguiram ser comprovadas?

É claro que eu não entendi nada das explicações triunfantes dos sábios sobre as tais ondas gravitacionais. Meus neurônios têm sua própria velocidade e sua maneira peculiar de racionalizar. Mas, pela afirmação, repetida com gusto pelos doutores, de que isto irá mudar a maneira com que encaramos o Universo, dá para entender tratar-se de algo importante na relação espaço/tempo.

Quem sabe isto não poderá provar a existência de mundos paralelos, oferecer novos conceitos do continuum presente/passado/futuro, sugerir a possibilidade de viagens alucinantes pelas galáxias? Ou, até, descobrir que, de vez em quando, alguém vem soprar no ouvido de um Einstein, um Galileu, um Copérnico, um da Vinci, umas dicas surpreendentes sobre o Universo e sobre a Vida?

Oswaldo Pereira
Fevereiro 2016  


10 comentários:

  1. Tudo isto fica para lá da minha compreenção !

    ResponderExcluir
  2. Tudo isto fica para lá da minha compreenção !

    ResponderExcluir
  3. Fiz um longo comentário no meu desk top que apagou por um virus invasor. Nele, depois de viajar na teoria da relatividade e na recente notícia de sons da criação recentemente captados por astrônomos, cheguei à hereje conclusão que Deus foi criado à nossa imagem. Sem nossos defeitos. Como, de acordo com a Teorias da relatividadeo sem tempo, não há antes nem depois, posso não estar errado. Essa é a razão de nossas dúvidas a respeito de DEUS. A Terra não é sequer um pixel, na foto do Hubble que continua sua viagem pelo espaço. Mas somos gigantes quando chegamos à teoria da relatividade e já que o tempo não existe, ou pode ser neutralizado, essa hipótese de sermos o Criador, ainda metafísica, não é absurda para inaugurarmos a neo teologia. Que benefícios para o amor próprio do Ser Humano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Lustosa,
      Há tempos, escrevi uma peça em um ato, chamada "O PEREGRINO". Está no meu livro DESTRUIÇÃO E ORIGEM, aqui mesmo no blog. Se você quiser, é só clicar na capa. É uma das minhas muitas visões sobre a criação de tudo.

      Excluir
    2. Caro amigo Lustosa,
      Há tempos, escrevi uma peça em um ato, chamada "O PEREGRINO". Está no meu livro DESTRUIÇÃO E ORIGEM, aqui mesmo no blog. Se você quiser, é só clicar na capa. É uma das minhas muitas visões sobre a criação de tudo.

      Excluir
  4. Sabe, Oswaldo, não tento alcançar esta teoria. Deixo para os "craneos" e, temos muitos.....É uma coisa maravilhosa, não tem dúvida,quem me dera poder compreender....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreender o Universo é para muito poucos. Só loucos. Ou santos...

      Excluir
  5. Caro Oswaldo. Considerei ótimo seu argumento final: o sopro de "alguém", para tanta genialidade. Lembrando que naquela época havia, para além de um "privilegiado circuito interno de neurônios", apenas uma resma de papel e tinta. Nada de calculadoras, computadores e máquinas infernais que ampararam os doutores de hoje na comprovação da teoria de cem anos atrás.
    Jose Antonio (Zeca)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que torna ainda mais espetacular o gênio de Einstein. E de muitos outros, nas mesmas circunstâncias. Por isso, só resta a explicação do "sopro"...

      Excluir