quinta-feira, 2 de abril de 2015

ETERNIDADE





O conceito era difícil de ser apreendido. Para o aluno de Catecismo que eu era nos meus sete anos, o significado da palavra ETERNIDADE não encontrava ressonância em nada do que eu conhecia. O mundo, suas coisas e suas gentes eram finitas, tinham prazo de vencimento. Frutas estragavam-se, plantas feneciam, brinquedos quebravam, pessoas, mesmo as mais queridas, morriam.   

Até a imensa casa onde morávamos, em Botafogo, poderia um dia sucumbir ao boom imobiliário do Rio de Janeiro e transformar-se num espigão de concreto, como alguns que já se erguiam triunfantes no bairro. Tudo o que eu via, sentia, provava e absorvia tinha fim.

Certo dia, sentindo a impossibilidade didática de encaixar a palavra na minha relutante cabeça, a professora de Religião usou uma linda parábola.

Imagine, disse ela, que o mundo todo, com seus continentes, mares, cidades, montanhas, campos, desertos, rios, todos os habitantes e seus bens, se transformasse de repente em mármore. Tudo, transformado numa gigantesca bola de mármore. E que, de cinco mil em cinco mil anos, viesse um pássaro e batesse com a ponta de seu bico em qualquer parte desta bola, causando um infinitésimo desgaste no mármore. Imagine, então, quanto tempo levaria para que esta enorme bola se desgastasse totalmente... Bem, isto é quase nada, comparado com a ETERNIDADE.

E aí, o conceito entrou. Aos sete anos, dava agora para eu sentir a imensidão daquela coisa que nos era prometida na outra vida, a vida ETERNA. Nesta vida, a terrena, entretanto, não havia problemas. Tudo tinha mesmo começo, meio e fim, da barata que assustava minha mãe até o universo e suas estrelas.

Até recentemente.

Aceita durante quase um século como a mais provável explicação do surgimento de tudo o que aí está, a teoria do Big Bang vem sofrendo sistemático ataque de um respeitado grupo de cientistas. O bichinho das clássicas perguntas de onde viemos? e para onde vamos?  não cessa de inquietar o meio acadêmico, como se da solução desta charada dependesse a felicidade de toda a Terra. E esses luminares vêm agora com uma alternativa no mínimo inquietante. A de que o universo não teve começo. Em outras palavras, ele SEMPRE EXISTIU. E, consequentemente, como corolário, SEMPRE EXISTIRÁ.

E aí estou eu outra vez às voltas com o velho conceito da ETERNIDADE, que comprei aos sete anos como um apanágio da vida após a morte, no território etéreo do além. Como encaixá-lo neste lado de cá, feudo das baratas e das estrelas? Como entendê-lo matéria, reciclando-se num moto contínuo que nunca teve início, sem ponto de partida, sem impulso primitivo?

É preciso ter neurônios novinhos em folha para encarar mais esta. Nas aulas de Catecismo eu ainda os tinha. Hoje...


Oswaldo Pereira
Abril 2015


3 comentários:

  1. Oswaldo. Muito me surpreendeu, a partir da imagem do " desenho " da ideia de Eternidade o oito deitado com o que vc ilustrou seu texto, verificar a semelhança desta c um conceito usado pela psicanálise mais atual; ou seja: a banda de Möbius. Procure na internet e vc terá um abordagem e uma dimensão bastante reveladoras sobre continuum não so do Universo como tambem dos processos e dos artficios da mente. Pra sua cabeca especulativa pode vir a ser um prazer tomar conhecimento deste vies do pensamento moderno. Abraço. Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, você acertou. Isto é mesmo um Mobius strip. Como os desenhos de Escher, instigam a procura pela fusão das sensações de paz e angústia, algo que certamente irá fundir meus circuitos antes que lá chegue.

      Excluir
  2. Que nada. Pensar é muuuito mais revigorante que caminhadas escaldantes. Revigora. Alegra.

    ResponderExcluir