quarta-feira, 7 de outubro de 2020

SABEDORIA


Você é o resultado das suas opções.

Passei a minha vida inteira pensando nesta frase. Vista por qualquer ângulo, sempre me pareceu verdadeira, quase um dogma, uma explicação simples, mas insofismável do mistério da existência, de nossa sorte ou nosso infortúnio, do sucesso ou do fracasso, da virtude ou do pecado, do amor ou da solidão.

No limiar dos meus oitenta anos, entretanto, esta imagem começa a se confundir com outra. Chegar à velhice provecta tem isso. Ganhamos perspectiva. Com muitos mais dias vividos do que a viver, temos mais passado do que porvir, mais lembranças do que indagações.

Vista daqui de cima, do alto de um caminho percorrido, a paisagem parece alinhar seus contornos, dúvidas e incertezas oxidam-se e derretem-se no ar rarefeito da idade avançada, quedas e retomadas fundem-se numa só coisa, numa opção única, férrea, constante. A visão deste lado dos oitenta relativiza tudo, de uma certa maneira despreza os erros, mitiga a lembrança dos anseios e das angústias, mas também abranda o orgulho das conquistas, a insolência das vitórias.

O que fica é a calma, um poente dourado que vibra seu brilho sobre as curvas da memória, uma canção aqui e ali, um desejo atendido ou negado, verões de luz intensa, noites de inverno, fichas jogadas na roleta das decisões, acertos, desacertos, desvios e retornos. Pedacinhos de um mosaico, que construíram a imagem do meu rosto de agora e que contam a minha história.

El Diablo sabe por Diablo, pero sabe mucho más por viejo.

Ouvi este ditado ainda criança.  Estarei mais sábio? Não sei. Mais sabido, certamente.  Pelo menos isso. E que essa sabedoria tenha sido o resultado das minhas opções.

Oswaldo Pereira

Outubro 2020

5 comentários:

  1. Também achava que a sabedoria era o maior trumfo da velhice. Hoje, do jeito que as coisas mudam, se transformam a cada minuto, tenho sempre a impressão de que chegar aos meus 80 (se chegar) vou estar muito desatualizado e pouco "sábio" para a sociedade do momento. Espero pelo menos ter a sorte e o empenho de ter vivido e estar vivendo tantos momentos interessantes e ter historias para contar. Afinal, essas historias e "causos" é o que fica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho, teu comentário é uma prova clara que estás no caminho certo e que já possuis sabedoria suficiente para entender e aproveitar este intrigante mistério que é a vida.

      Excluir
  2. Byunh Chul Han é um escritor que conheci hj via internet. Amanhã a Livraria da Travessa vai trazer pra mim um título q me encantou.
    A SALVAÇÃO DO BELO. Imagino que essa idéia poderia contagiar mtos de nós e que isto viesse a se tornar um modo singelo de proteger o q há de melhor nos humanos.
    A kind of joy ! Sabedoria. Obrigada Oswaldo, por nos lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar na net. Obrigado pela indicação. This kind of joy is all we need...

      Excluir