quarta-feira, 8 de março de 2017

O DIA DE EVA



A história foi mal contada. Não podia ser de outro jeito. Afinal, quem a escreveu foram os homens. Pareceu bem dizer que Eva saíra da costela de Adão. Assim, Eva seria secundária, subserviente, devendo sua existência menor ao macho, este sim o senhor do Mundo. Um destino imposto.

E Adão acabou acreditando em sua própria mentira, iludindo-se por milênios na fantasia que criara. “Eu sou o Rei. Eu sou o Dono. Eu mando, eu uso, eu faço, desfaço. Ela obedece, feliz por saciar meus instintos, parir minha prole, encher meu estômago, sumir em seu silêncio, esperar-me no leito. Sua sina é louvar-me, curvar-se, dar-se. E servir-me.”

Pobre Adão. Cegado pela intensa luz de seu orgulho, nunca percebeu.

Eva é a Rainha. Mãe e deusa, chuva, sol e Primavera. Começo, origem e destino. Caminho, musa e poesia. Canção, rima e sinfonia. Revelação e mistério, enigma e solução.

Um dia Adão descobrirá. Tomara que seja hoje, no dia dela. E que, para sempre, a reconheça, todo dia, toda hora. Dona e senhora.


Oswaldo Pereira
Março 2017

Todo ano, eu rendo uma modesta homenagem a elas, Evas de todo o mundo. Quem quiser ler os textos dos anos anteriores é só clicar nos links abaixo.




12 comentários:

  1. Sinto-me uma Deusa ! Fantástico, tenho que partilhar !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas, amigo... Agora não tem mais isso. Cada vez mais todo mundo é mulher e homem e homem e mulher ! Confesso que esse "todo mundo, pra mim é ainda, difícil de assimilar.
    Seu cavalheirismo sim, é encantador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em parte de "todo o mundo", você tem razão, as fronteiras do sexo estão se confundindo. Mas, em outra grande parte, ainda estamos na Idade Média...
      Merci

      Excluir
  3. Estou me sentindo uma Deusa....poderosa......você é meu amor e orgulho........

    ResponderExcluir
  4. Que bom ler estas coisas tão bonitas!Pena que não seja em todo o lado....Abraço

    o

    ResponderExcluir
  5. Olá Oswaldo
    Hoje na hora do café a Tania, minha esposa me perguntou. vai me dar os para bens ? hoje é o dia da mulher. Sim eu disse para bens querida pelo seu dia . complementei dizendo e você não vai me dar os para bens por ter uma mulher como você ?
    Ela adorou.

    ResponderExcluir
  6. Linda homenagem! Seus textos são sempre brilhantes. Sempre gentil. Obrigada.

    ResponderExcluir