terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

OSCAR 2017



A festa correu bem. Até que...

Anos a fio venho acompanhando da entrega dos Oscars. Desde que o badalado evento ganhou as redes internacionais de televisão, acho que lá pelo final dos anos setenta, preparo-me com religiosa fidelidade para a transmissão ao vivo da cerimônia.

Meu fervor explica-se. Nasci num mundo sem TV. Sem vídeos, streamers, Youtubes, DVD’s. A imagem vinha pelo pensamento e pela imaginação de cada um, transformando intimamente em cenários os sons do rádio ou as páginas de um livro. As cores, os movimentos, o décor eram construídos na parte anterior dos olhos, nos meandros dos meus jovens neurônios e desenrolavam suas cenas coloridas utilizando apenas o que a minha memória visual lhes permitia.

A fantasia real só acontecia quando íamos ao Cinema. Aí, todo um mundo de sonho abria suas portas, convidando-nos a entrar na telona de corpo e alma. Passado, presente e futuro estavam ali, na nossa frente, espetáculos eternos que duravam só duas horas, mas que nos alimentavam de miragens por semanas ou mais.

Fica fácil, assim, compreender o meu, e o da minha geração, fascínio pelo Cinema e pelo momento em que podíamos ver seus personagens com um pouco mais de profundidade, fora de um papel, quase como se entrassem em nossa sala de estar, a receber seu prêmio pelo encantamento que nos haviam tão dadivosamente regalado.

Hoje, há várias cerimônias do gênero. BAFTA, Golden Globes, SAG Awards, EMMY’s. Mas, caros amigos, igual ao velho Oscar não há. Transmitida para mais de duzentos países, vista por mais de 2 bilhões de habitantes do planeta, a premiação da Academia é um must, um programa imbatível para uma noite de domingo, seja em que continente você estiver.

Mesmo quando erra, mesmo quando há falhas. Já vi apresentadores desastrosos, piadas de mau gosto, discursos de agradecimento intermináveis, roupas beirando o inconcebível, números musicais fracos. E, desta vez, até uma inédita troca de envelopes...

Mas, não importa. O saldo destas oitenta e nove edições ainda é altamente positivo. A velha magia ainda está lá. Até quando você torce inutilmente por Denzel Washington como melhor ator ou quando acha que Moonlight não tinha a menor condição de vencer como melhor filme, mesmo numa safra fraquíssima como foi 2016...

O que vale, mais uma vez, é o encantamento. O encantamento que me envolveu quando as luzes se apagaram no início da minha primeira sessão de cinema...

Oswaldo Pereira

Fevereiro 2017

8 comentários:


  1. Mais uma vez parabéns...descreves um sentimento comum a todos a tôda uma geração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isadora. Minha geração foi mesmo privilegiada. Do rádio à Internet, do telefone ao whatsApp, vimos de tudo. E ainda nos lembramos...

      Excluir
  2. Também eu sempre esperei pelo dia da entrega dos Oscars. Mas não senti o mesmo encantamento que sentia. Estava menos formal e penso que a formalidade dava maior brilho ao espetáculo.Também esperava aquele encantamento e o mundo mudou muito, temos que aceitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fórmula da festa talvez tenha de ser mudada. Mas ainda evoca tempos passados. E isto é bom para quem tem saudades...

      Excluir
  3. Fiquei também extasiado. Não pela própria festa porque não acreditei que LA LA LAND fosse ganhar qualquer Oscar, porque tendo a música dentro de mim e, passado batido por ela, achei que era uma cópia empobrecida dos grandes musicais com Fred Astaire,Cid Charrisse, Gene Kelly etc. Mas não, os musicais se recriam, reciclam e são sempre eternamente novos. Com direito até a velho enxerido como eu e o irmão da Shirley Maclayne recauchutado errarem feio. Estamos mais passados que vinco de calça do Fred Astaire, voando como Aladim no tapete voador do carnaval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos uns bons maracujás de gaveta, é verdade, mas vimos e vivemos coisas incríveis no grande século das loucuras, que foi o insuperável século XX. Um Oscar de Melhor Adaptação à Vida para nós todos, nascidos na primeira metade dos anos 1900.

      Excluir
  4. Excelente comentário ,concordo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cleusa.
      Veja minha resposta ao meu grande amigo Lustosa, acima.

      Excluir