domingo, 14 de agosto de 2016

PAPO DE DOMINGO




«Pedro, meu café...»

«Senhor!? Mas... tão cedo. Afinal, hoje é domingo, o sétimo dia.  Não é o dia de Seu descanso?»

«Seria... Mas hoje quero ver as finais do Remo, na Lagoa»

«Ah... Olimpíadas do Rio, novamente. Não está farto desses jogos? Afinal, desde que Milon de Crótona matou aquele touro com um soco em Atenas que o Senhor vem assistindo a essas competições. Não se cansa?»

«Pois é... Deveria estar cheio disto, ?... Na verdade, depois daquele sucesso dos comunistas em 1988 eu meio que me desinteressei. Mas, estas olimpíadas são especiais...»

«Lá vem o Senhor de novo com esta predileção pelo Rio e pelo Brasil. Olhe que isto pode começar a dar na vista...»

«Ora, Pedro, não me venha com aquela piadinha surrada do “vai ver o povinho que eu botei lá”...»

«Não, é claro que não, mas, puxa, desde que o Senhor deu aquela sopradinha na vela dos navios de Cabral que eu noto uma certa predileção.»

«Não exagere, Pedro.  Trato todo mundo igual. E também deixo muito para a iniciativa de cada povo. Egípcios, gregos, romanos... Cada um tem sua época de ouro. Depois, com ou sem minha ajuda, vem a decadência. Lembra-se da Idade Média? Deixei correr. Estavam brigando muito. Guerras que duraram cem anos.»

«E aí o Senhor mandou a Peste Negra e liquidou com um terço da população mundial...»

«Para arrefecer os ânimos... Às vezes, é necessário...»

«Como as grandes guerras do século vinte?»

«Não, não. Isto foi obra do fdp do Satanás... Bomba atômica... Caramba, o cara não faz por menos...»

«Mas, voltando aos brasileiros. O Senhor deixou que eles ocupassem aquele imenso território. Um escândalo, comparado com o Uruguai, por exemplo. E as praias?... Meu Deus, quero dizer, meu Senhor...»

«Mas, veja bem Pedro, aquela gente é super legal. Não gostam de guerras. Entraram numa com o Paraguai porque não teve outro jeito. Na de 1939, só foram no finzinho. São cordatos...»

«E preguiçosos...»

«Sim, mas e daí? Não foi um xará seu, o Peter Drucker, que considerava como funcionário ideal o inteligente preguiçoso? É aquele que vai sempre encontrar um jeito de resolver os problemas com um mínimo de esforço. Depois, vivem deixando para mim a solução de muita coisa. É um tal de se Deus quiser, nas mãos de Deus, valha-me Deus. Inventaram até que eu sou conterrâneo deles...»

«Não acha que é muita bajulação? Deviam amadurecer, encarar a vida com seriedade. Duas semanas de Carnaval em fevereiro. Não é demais?»

«Talvez, talvez. Mas, como naquela frase que eu soprei para o Vinícius. É melhor ser alegre do que triste. Quer saber? Vou continuar ajudando. Eles me fazem rir. Estão vibrando nestas Olimpíadas e ganharam só quatro medalhas até agora. Não é fantástico?»

«Bem... O Senhor é quem sabe...»

«Sossegue, Pedro. Olhe só que beleza de cenário. As águas da Lagoa, o morro com a estátua do meu Filho, o verde da floresta, o azul do céu... Vai lá buscar o meu café que eu não quero perder nem um lance...»


Oswaldo Pereira
Agosto 2016






2 comentários:

  1. Então, será que Pedro não sabe que Deus é brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simão Pedro, o pescador, negou que conhecia Jesus não uma, mas três vezes. Dá para confiar?

      Excluir