sexta-feira, 13 de maio de 2016

LÍNGUA PORTUGUESA



Eu amo a Língua Portuguesa. Este amor fez-me um leitor ávido desde a primeira adolescência e tornou-me no escritor tardio que, em certas horas de despudorada imodéstia, acredito ser. Seu uso correto me enche de prazer, a beleza atingida numa frase de estilo ao descrever uma imagem, um pensamento ou uma emoção tem para mim o fulgor de uma obra de arte inconfundível.

Na direção diametralmente oposta, seu mau emprego me causa horror. Vê-la torturada por concordâncias desleixadas, plurais escamoteados, sangrada por grafias abomináveis, pronomes esquecidos ou estupros gramaticais indesculpáveis faz renascer em mim a fúria dos deuses mais vingativos. Não consigo perdoar quem pratica tais atentados contra minha querida, amada e venerada língua pátria. Que o pior inferno vernacular os consuma.

Assim, foi com imenso alívio e a alma lavada com o mais inebriante dos sabonetes prosódicos que ouvi o discurso de posse de Michel Temer. Suas ênclises e mesóclises vieram purgar-me dos 14 anos em que penei os discursos chulos de Lula e a oratória titubeante de Dilma.

Não estou julgando nada. Nem pedaladas, irresponsabilidades, inconstitucionalidades, credos políticos ou cartilhas partidárias. Nem coxinhas ou mortadelas, petralhas ou reaças,  oleodutos ou propinodutos. Nem sei se o que Temer falou carrega sinceridade ou firmeza de propósitos.

Mas, pelo menos no quesito Idioma, ele regalou meus ouvidos. Durante 180 dias, ou mais, se o Senado a impedir definitivamente, ficarei livre das sandices idiomáticas da “Presidenta” (meu Deus...) e de suas estocadas cruéis no coração da minha bela flor do Lácio, minha eterna inspiradora, a Língua Portuguesa.


Oswaldo Pereira

Maio 2016

4 comentários:

  1. Parabéns pela sua homenagem à língua portuguesa!
    Prof. Lamartine Bião Oberg
    www.biaobresil.com - rubrica: grammaire portugaise"

    ResponderExcluir
  2. Ufa !!!!conseguimos ! Parar de ouvir as mesmices da Dilma com sua falta total de conhecimento mínimo da língua.Até que enfim !!!

    ResponderExcluir