quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O GRANDE MENTECAPTO



Sempre amei livros. Estou falando de LIVRO, isto é, aquele artefato de papel, tinta de impressão e cola. Aquele conjunto de folhas amarradas numa lombada, com capa e contracapa, que você percorre com os olhos à medida que seus dedos viram as páginas com reverência e expectativa. Sou daqueles que não se renderam ao kindle e outros que tais. Telas de computadores ou de celulares também não me seduzem quando se trata de imergir numa narrativa demorada e cheia de palavras que se tornam imagens em minha visão interior.

Eu gosto mesmo é do calhamaço tradicional.

Já os devorava por hábito. Agora, com o arrefecimento social por obra da pandemia, minha fome de leitura aguçou-se. E fui desencavando antigos títulos, por que eu passara sem me ater ou acenando com distraído um dia eu venho vê-lo.

Foi o que aconteceu com O Grande Mentecapto, considerado uma das melhores obras do escritor Fernando Sabino.  Já lera outras dele. O Encontro Marcado, nos tempos do ginásio, as crônicas O Homem Nu e de Deixa o Alfredo Falar, já mais para cá no tempo, sempre com seu fino humor cutucando minha alma de mineiro. Acabei conhecendo-o nos meus tempos de crooner, nas terças-feiras de jazz do saudoso 43, na rua do Ouvidor. Sabino era um competente baterista.

É obvio que não preciso falar mais sobre o escritor. Famoso e consagrado, tem sua vida e história gravadas no panteão da memória literária nacional.  E nem deveria dizer muito sobre o livro. O Grande Mentecapto recebeu todas a críticas favoráveis disponíveis e entronizou-se entre os mais conhecidos, icônicos e premiados romances brasileiros. Virou até filme.

Mas, ao lê-lo, não pude deixar de vislumbrar uma certa similitude entre Geraldo Viramundo, um apoucado de inteligência que vaga por toda a extensão das Minas Gerais e acaba por, sem querer ou sequer perceber, estar no centro de vários acontecimentos importantes da então província e, até, influenciá-los, e Forrest Gump.

São dois personagens magistralmente usados por seus criadores para contar, com humor e perspicácia, a história de seu tempo.

Não acredito em plágio, mas, se houvesse, a primazia da ideia caberia ao contista pátrio. Forrest Gump é de 1994. O Grande Mentecapto foi escrito em 1979.

Evoé, Fernando Sabino.

Oswaldo Pereira

Fevereiro 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário