domingo, 4 de setembro de 2022

BOND 60 (31): THE LIVING DAYLIGHTS (PARTE I)

Com a aposentadoria de Roger Moore, a escolha se encontrava empatada. Sam Neill, Pierce Brosnan e Mel Gibson estavam na disputa, mas, ao final, um ator com larga experiencia em teatro e relevantes papéis no cinema ficou com o papel. Já havia sido convidado anteriormente, por duas vezes, e recusado. Desta vez, entretanto, Timothy Dalton resolveu aceitar – ele seria o quarto James Bond.

Foi uma mudança da água para o vinho. Ou, melhor dizendo, do vinho para a água. O sofisticado estilo flamboyant de Moore seria substituído pela pegada dura, quase ascética de Dalton. Ele próprio declarou depois que, ao aceitar o convite de Cubby Broccoli num telefonema dado do aeroporto de Miami, o fez tendo na cabeça o propósito de aproximar sua atuação o mais perto possível do herói imaginado por Ian Fleming.

TIMOTHY DALTON: O QUARTO BOND


A pré-sequência de The Living Daylights, décimo-quinto da série, mostra o que deveria ser um exercício militar da OTAN, com uma equipe de agentes 00 executando uma missão de treinamento, cujo objetivo era penetrar nas defesas da fortaleza britânica de Gibraltar. Um agente russo infiltrado, no entanto, interfere na operação e elimina dois dos agentes. 007 é o único que consegue escapar e perseguir o invasor, pendurado na cobertura de um jipão numa desabalada corrida pelas estreitas vielas da base. O veículo acaba precipitando-se em direção ao mar e explodindo, mas Bond aciona seu paraquedas sobressalente e acaba aterrissando no iate de uma sedutora mulher.

Depois dos títulos iniciais, mais um trabalho com a marca de Maurice Binder, a ação principal tem início com Bond sendo encarregado de proteger a defecção para o Ocidente do general da KGB Giorgi Koskov e eliminar um sniper que iria tentar impedir sua fuga. Bond, posicionado para a missão, acaba descobrindo que o atirador é uma mulher e, no último momento, desvia sua mira e, ao invés de matá-la, alveja apenas a sua arma. Este é a única parte do filme que se baseia quase integralmente no conto The Living Daylights (publicado postumamente) de Fleming.

A seguir, Bond auxilia Koskov a escapar através de um gasoduto soviético que fornecia gás para a Alemanha (como se vê, a dependência energética não é de hoje...) O general russo, então, revela ao MI6 que o novo chefe da KGB, Leonid Pushkin, está revivendo um plano de eliminação de agentes ocidentais, denominado Smiert Spionen (Morte aos Espiões). Como há informações de que Pushkin estaria em Tânger dali a dias, M encarrega Bond de eliminá-lo. Nesse meio tempo, um suposto agente russo invade a mansão de propriedade do MI6 e consegue sequestrar Koskov.

Apesar de incumbido da tarefa de assassinar Pushkin, Bond sente que há qualquer coisa de errado em toda a história e resolve voltar a Bratislava, atrás da mulher que ele vira tentando atirar em Koskov. Ela é Kara Milovy, uma violoncelista apaixonada pelo general russo, e 007 descobre que toda encenação de sua fuga para o Ocidente era uma farsa para intrigar Pushkin com os serviços de espionagem ocidentais. Sem revelar suas descobertas para a moça, Bond finge ser um aliado de Koskov, na tentativa de descobrir seu paradeiro.

Perseguidos pela KGB, os dois acabam fugindo de Bratislava para Viena. Um romance entre eles tem início numa roda gigante no parque de diversões do Prater. Também lá, Bond se encontra com um agente do MI6, que lhe passa a informação de que, na verdade, Koskov está associado a um grande traficante de armas americano, chamado Brad Whitaker.  Minutos depois, o agente é assassinado e um balão de festa com as palavras Smiert Spionen aparece flutuando perto do corpo. Convencido de que Pushkin é o responsável, Bond parte para Tânger a fim de eliminá-lo.

No confronto, Pushkin nega veementemente a existência da operação “Morte aos Espiões” e revela que Koskov fora expulso da KGB por desvio de fundos.  Acreditando na palavra do general russo, Bond se une a ele na perseguição a Koskov. Nesse meio tempo, Kara se encontra com o ex-amante. Este a convence de que Bond é um espião soviético. Seguindo suas instruções, Kara, no seu encontro seguinte com 007, consegue droga-lo e facilitar sua captura por Koskov e seu capanga Necros.

Com Bond aprisionado, todos partem para uma base militar russa no Afeganistão, onde Koskov está organizando uma grande operação clandestina, envolvendo contrabando de armas e de ópio. Bond é levado para uma cela nas instalações da base, juntamente com Kara, que descobre, afinal, as reais intenções de Koskov. Mas, utilizando um gadget desenvolvido por Q, 007 e a garota escapam da prisão, liberando, no mesmo momento, um líder dos mujahedins afegãos, que ali se encontrava prisioneiro dos russos.

Entrementes, um grande carregamento de ópio está sendo levado para um cargueiro Hercules C-130, sob as ordens de Koskov. Bond, disfarçado de afegão, penetra no cargueiro e coloca uma bomba relógio, mas, ao tentar sair, o avião fecha as portas e começa a taxiar. Sem outra alternativa, ele ataca a tripulação e assume o controle da aeronave. Quando percebe que Kara, a bordo de um jipe, procura alcança-lo, Bond abre a rampa de carregamento do Hercules, permitindo sua entrada e levanta voo.

Ao tentar desligar a bomba, Bond é atacado por Necros, que também entrara no avião. Segue-se uma eletrizante luta, com os dois agarrados ao carregamento de ópio do lado de fora do aparelho. Se quiser ver essa cena, é só clicar neste   LINK .

Em terra, os mujahedins atacam a base russa.  Bond ainda os auxilia, atirando a bomba contra uma ponte, pouco antes do Hercules, sem combustível, despenhar-se no solo. Mas, é claro, Bond e Kara conseguem salvar-se na última da hora. Como capítulo final, 007 volta a Tânger para despachar o traficante Whitaker desta para melhor. O filme termina com ele e Kara juntos no seu camarim, após um concerto dela em Viena.

(continua)

Oswaldo Pereira

Setembro 2022

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