quinta-feira, 29 de março de 2018

PERGUNTAS







Uma das perguntas mais famosas da História foi proferida em 63 a.C. pelo senador romano Marco Túlio Cícero. Quousque tandem Catilina abutere patientia nostra? (Até quando Catilina abusarás da nossa paciência?), foi a pergunta de Cícero num dos quatro discursos que fez, acusando Lúcio Sérgio Catilina de conspiração para derrubar o Senado Romano.

Eu também tenho perguntas.

Por que Temer colocou as Forças Armadas numa fria, mesmo sabendo que elas não estão preparadas, não foram concebidas e nem constitucionalmente destinadas ao policiamento urbano?

Por que o Supremo Tribunal Federal decidiu julgar o habeas corpus de Lula, mesmo sabendo que não há nenhuma base jurídica para fazê-lo?

Por que alguns juízes desse mesmo Supremo insistem em dizer que se trata de um caso individual, quando até uma criança sabe que isto abrirá um guarda-chuva jurídico que irá beneficiar os condenados da Lava-Jato?

Por que o tema da prisão após a condenação em segunda instância, aprovada pelo Supremo em 2016 e considerada um marco na luta contra a impunidade, volta agora à pauta?

Por que a Lula, condenado em segunda instância e, sob todos os aspectos jurídicos, um ficha suja, é permitido promover uma ruidosa campanha eleitoral?

Por que a Polícia Militar do Rio insiste em adotar a tática do confronto, quando qualquer neófito em artes militares aprende que a conquista de posições elevadas se faz pelo cerco e não por um ataque frontal?

Por que até hoje, quase três semanas após o acontecido, não se chegou a qualquer pista sobre a execução de Marielle Franco e seu motorista?

Por que, afinal, a Justiça considera como punição as prisões domiciliares de condenados cujos domicílios são verdadeiros palácios de conforto e riqueza?

Oswaldo Pereira
Março 2018



38 comentários:

  1. Porque o que está em curso neste momento não só nesta Nação, mas em muitos lugares do planeta Terra já aconteceu antes e esta não será a última vez. Trata-se do surto de um mal mental intratável. Aliás não um, mas vários sintomas agudos de patologias como: Paranoias,
    Psicoses,Perversões,Ignorância.
    Mas principalmente o fluxo cada vez maior para o Poder de indivíduos mal preparados e portanto pouco inteligentes e nada hábeis.Uma idiotia engravatada e embriagada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mosca! E aí, mais uma pergunta: qual o remédio?

      Excluir
    2. Acho que é a tal da paciência. MUITA PACIÊNCIA!

      Excluir
    3. É resposta de Mineiro, também sou mineira.Esperar e com paciência.

      Excluir
    4. Concordo :"uma idiotia engravata e despreparada".So seguir, ouvir o que os chefões falam.So blá,blá,blá,

      Excluir
  2. Participação "indiferente". Lembrando que o fundamento da Ética é o Amor. Agir sem paixão.Manter-se desperto sem chiliques. Diante do pior exercitar uma atenção flutuante. Saber escapar do perigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras. Mas, para chegar este estágio só com o Bushido dos samurais...

      Excluir
    2. A simplicidade ajuda mto. Mas não é fácil ser simples.

      Excluir
  3. Sr. Anônimo uma das coisas que a Ética é afeita é o não anonimato.
    Como dizia Cazuza: mostre a sua cara no seu caso seu nome, afinal aqui é um blog de amigos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com as respostas de Anônimo e Solange . Chegaremos a várias também outras respostas. Há os que estando na corte não são positivos ou negativos em suas respostas e passam caminhando por aí. O Joaquim Barbosa sempre foi claro em suas respostas e brigas. Gostava de ouví-lo. Lá vinha o que ele falava e era resultado de seus estudos e de sua personalidade e de sua sinceridade.Agora quase todos querem
    "sair de fininho", não esclarecer o que falam, concordando "em parte".E, assim sofremos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquim Barbosa renunciou ao seu cargo no Supremo porque foi ameaçado. Aí, voltamos a ter pesadelos sobre o tal Poder Paralelo...

      Excluir
    2. Pode ter sido ameaçado,sim.Normal em nosso país,mas estava com seu problema de coluna agravado por situações que víamos.Sim,o tal ,"Poder Paralelo..real.

      Excluir
    3. Ele já sofreram cirurgia por motivos da coluna.Este homem fazia trabalho que prejudicou sua coluna,mas conseguiu estudar.E está sempre estudando.

      Excluir
  5. Oswaldo você foi modesto nos seus Porquês?
    O Brasil é campeão de perguntas sem respostas, principalmente na área criminal e no comportamento dos políticos desde sempre.Num país onde a transparência e a integridade não é levada a serio, propicia a noção de que tudo de malfeito pode ser feito sem ser necessário dar as devidas respostas e explicações ao publico.bjs Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Zezé, se fosse fazer todas as perguntas que tenho na garganta, nem num livro de 1001 páginas...

      Excluir
  6. Desculpe Zezé, entrei como anônimo pq as vezes é complicado conseguir publicar neste blogue tão instigante sem percorrer uma via crucis e ficar a ver navios Sou Solange Des'Anges como pseudônimo e Claudia Ribeiro como eu mesma.rs

    ResponderExcluir
  7. Por que o tema da prisão após a condenação em segunda instância, aprovada pelo Supremo em 2016 e considerada um marco na luta contra a impunidade, volta agora à pauta?

    Peguei esse seu item para corroborar um pouco mais ao tema.
    A Constituição no código penal de 1941 diz que a prisão será em segunda instância e a de 1988 em nada mudou. Em 2009 no Mensalão o STF mudou para a prisão após cumprir todas as instâncias por motivos óbvios, muitos políticos poderosos, um verdadeiro casuísmo.Em 2016 retorna para segunda instância e agora querem mudar aos moldes do Mensalão. Dessa forma um dos seus porquês fica respondido.
    Dos 194 países membros da ONU 193 tem a prisão decretada em primeiro ou segundo grau, mas a regra é em primeiro grau e não ficam vez por outra mudando Nos filmes a gente vê após a sentença dada o criminoso já sair algemado.
    Bjs Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssimo, Zezé. E a sua preciosa resposta vem mostrar como a "justissa" dança neste país...

      Excluir
  8. Que bom Claudia você ter aparecido mesmo seja que com o seu pseudônimo.Abraços Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que maravilha ter estas duas grandes amigas participando deste modesto blogue.

      Excluir
  9. Alguém aí em cima falou em dificuldade de publicar. Ainda ontem tentei comentar do iphone e não seguiu. porque...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente tem reclamado da dificuldade em publicar comentários. É uma grande pena. Vou tentar resolver isto com o Google.

      Excluir
  10. Completando a sua pergunta quanto ao STF, vou dar a minha impressão do que acontecerá no dia 04/04
    Não acatar o pedido do HC seria um grande problema para o Lula e o PT a outra hipótese seria a difamação total do Supremo O que farão?
    Vão pautar a questão da Segunda Instância como aconteceu no Mensalão justificando jurisprudência e dessa forma não precisará mais a votação do HC, pois Lula e todos os outros serão processados "somente no fim do mundo". A questão do Foro Privilegiado nenhum parlamentar vai querer mais e sim ser julgado pelas Instâncias ad infinitum, O STF vai matar três coelhos com uma "única Caixa dagua". Bjs Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fizer isto, o Supremo vai tocar o requiem da justiça brasileira. Será a grande vitória da impunidade. Aí caberá ao povo agir, nas urnas, nas redes e nas ruas. Um longo e doloroso caminho.

      Excluir
    2. O tal do Caminho Perfeito ou seja,o Caminho do Tao. Que nem esse conseguiu por ex.livrar a China a matar o Yang Tsé. Galápagos está à venda e a Avaaz entrou em cena pra arrecadar fundos. Vamos ver se o mundo vai conseguir ser o Dono do Mundo.Não pude contribuir pq não uso cartão de crédito. Me senti uma tartaruga ameaçada de extinção.

      Excluir
  11. *livrar a China de matar o Yang Tsé.
    E ainda por cima esse corretor automático q se tornou a maior fonte de erros.Haaaaaaja. . .
    PACIÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco de teoria do Apocalipse? Os próximos Donos do Mundo serão os computadores...

      Excluir
  12. Quanto a questão da Lei pressinto sim, que já deu. Caducou geral. A hipotese de continuar a ser um suposto reduto do Direito Humano. No texto, pode ser, mas na aplicação e no cumprimento delas, podemos nos despedir. Não haverá como faze-lo a não ser com violência.
    Qual o posicionamento possível diante de um poder que atira e mata civis, crianças, populações indefesas,avança sobre territórios naturais como o Aquífero Guarani,o Rio Tapajos e seus habitantes.Como enfrentar esse cara da Nestlé que declara que "a água não é um direito de todos" enquanto lucra 3000% em cada garrafinha de plástico que vai parar dentro de rios e mares?
    COMO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há COMO. Os computadores resolverão isso no futuro...

      Excluir
  13. Pode ser; deve ser. Mas continuaremos a fazer perguntas do tipo que pai e mãe alertam:
    Oh! menino. Isto lá é pergunta que se faça ?

    ResponderExcluir
  14. Todos os dias procuro para ver o seu artigo sobre o STF e nada. As coisas andam tão céleres que agora você nos deve dois o do dia 04/04 e o da prisão espetaculosa do pretenso candidato.
    bjs Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo está andando rápido demais.... Mas, vou providenciar...

      Excluir