domingo, 21 de agosto de 2022

BOND 60 (29): A VIEW TO A KILL (PARTE I)

 


Depois de seguir os enredos dos livros de Ian Fleming nas produções iniciais, a série agora se utilizava praticamente só do título e do nome de seu principal personagem. Não foi diferente com a décima-quarta produção da franquia. From A View To a Kill é um conto do autor inglês cuja trama, que trata da participação de James Bond no esclarecimento do assassinato de um mensageiro dos serviços secretos britânicos, nada tem a ver com o filme.

A pré-sequência mostra Bond na Sibéria, recuperando um microchip do cadáver do agente 003, morto pelos russos. Na sequência principal, Q verifica que o chip é  idêntico a outro fabricado pelas indústrias Zorin. Temendo que possa haver uma conexão entre o industrial e os soviéticos, Bond se desloca até o tradicional hipódromo de Ascot, onde Zorin e seu séquito acompanham a vitória de um cavalo seu na principal corrida da tarde. Após o páreo, Bond encontra-se com Sir Godfrey Tibbet, um treinador de cavalos e agente do MI6. Tibbet confirma as suspeitas de que o animal poderia estar dopado com esteroides.

MONEYPENNY, BOND, TIBBET e M


Sabendo que Zorin patrocinará um grande leilão equestre na França, Bond vai a Paris e contata Achille Aubergine, um detetive francês que também investiga as atividades da empresa. Enquanto jantam no restaurante da Torre Eiffel, Aubergine é morto por May Day, a exótica assistente e guarda pessoal de Zorin. Bond se lança na perseguição da assassina pelas estruturas da Torre e pelas ruas de Paris (é uma das cenas mais famosas do filme. Se quiser vê-la, é só clicar neste  LINK).

Bond e Tibbet se dirigem então ao palácio onde Zorin organiza o leilão e, disfarçados como um potencial comprador e seu criado, acabam por descobrir um laboratório secreto, onde excitadores de adrenalina estão sendo produzidos. Os dois, entretanto, são apanhados e desmascarados. Tibbet é morto por May Day e Bond sofre uma tentativa de afogamento, mas, é claro, escapa.

As cenas seguintes revelam que Zorin é, na realidade, um experimento realizado pelos soviéticos, com a participação de um geneticista alemão e ex-nazista, que modelou o seu crescimento desde menino com o uso de esteroides, objetivando criar um ser super dotado a serviço dos russos.  Acontece que Zorin parece ter ideias próprias... Uma dessas ideias é apresentada por ele, logo a seguir, a um grupo de investidores: inundar o Vale do Silício, na Califórnia e dominar o mercado mundial de microchips.

Como as empresas Zorin possuem plataformas de petróleo e atividades de mineração na Califórnia, 007 parte para São Francisco. Tentando infiltrar-se à noite na plataforma, Bond encontra uma velha conhecida sua, a agente russa Pola Ivanova. Os soviéticos também estão desconfiados de Zorin e a missão de Ivanova é também espioná-lo. Após um romântico banho numa tina ofurô com a espiã, Bond consegue apossar-se da fita onde Ivanova gravara conversas reveladoras de Zorin. Em seguida, o agente britânico se aproxima de Stacey Sutton, uma garota que Bond vira no leilão de cavalos recebendo um cheque de Zorin. Stacey é uma geóloga americana e jovem herdeira de uma companhia de petróleo. Com sua ajuda, Bond consegue infiltrar-se na mina de carvão de Zorin e lá os dois verificam que grande quantidade de explosivos está sendo acumulada para provocar uma ruptura na falha de Santo André e deflagar a catastrófica inundação do Vale do Silício.

Antes de detonar a grande explosão, Zorin provoca uma inundação secundária na mina no intuito de eliminar a maioria de seus cúmplices. Bond e Stacey são apanhados pelo fluxo de água, mas a garota consegue sair para a superfície.  Certos de que todos os que estavam na mina estão mortos e que a bomba relógio colocada no meio das cargas explosivas irá ser ativada na hora programada, Zorin, o geneticista alemão e seu capanga chefe Mortimer levantam voo num dirigível.

Ainda dentro da mina, Bond enfrenta May Day mas, quando esta percebe que Zorin a havia deixado para trás, une-se ao agente na tarefa de impedir a gigantesca explosão. Nesse meio tempo, Zorin consegue raptar Stacey, e prendê-la dentro do dirigível, mas Bond, saindo finalmente da mina, pendura-se numa corda do aparelho e é levado pelos ares. Zorin manobra para forçar a queda de Bond, mas, ao chegar à estrutura superior da Golden Gate Bridge, 007 laça a corda num dos pilares da ponte e ancora o dirigível. Zorin sai da cabine para enfrenta-lo. Na luta, o vilão cai para a morte. Enquanto isto, Stacey consegue escapar e chegar até onde está Bond. Mortimer ainda tenta atirar uma carga de dinamite nos dois. Cortando a corda que prendia o dirigível à ponte, Bond faz com que o brusco movimento faça com que o capanga se desequilibre e deixe cair o explosivo dentro da cabine.

O filme termina com o general soviético Gogol em visita ao MI6, oferecendo da Ordem de Lênin a Bond. Mas ele não está presente. Um robô fabricado por Q descobre-o na casa de Stacey, onde os dois tomam uma ducha juntos...

(continua)

Oswaldo Pereira
Agosto 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário