quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PAPO DE BAR - INFERNO ASTRAL




ENTÃO, O QUE ACHOU?


















DO OSCAR? BEM... ACHO QUE O  BIRDMAN...


















«Que Oscar, cara! Estou falando de coisa séria. Da inflação, da greve dos caminhoneiros, da ameaça do Lula...»

«Ué, você não sabia? Acabou o Carnaval e 2015 começou... É hora de pagar a conta»

«Não me venha com brincadeiras. Estou perdida, desorientada. Já não chega o massacre diário do Petrolão? As balas perdidas, a Guiné Equatorial vencendo o desfile, a famigerada crise hídrica? Que diabos de inferno astral é esse?»

«Lá vem você procurando um motivo esotérico para esta tempestade perfeita nos céus de Pindorama. O que você acha que iria acontecer, depois da farra eleitoral armada para reeleger a “Presidenta”? Da varredura para debaixo do tapete do aumento das tarifas dos serviços públicos? Do desvio das verbas governamentais destinadas a remediar a infraestrutura de energia, estradas e educação para pagar a bilionária campanha política?»

«Ora, isto já aconteceu no passado. Campanhas de reeleição sempre se valeram de maquiagem de índices, garfadas na bolsa do erário, uso da máquina estatal para aumentar os índices de popularidade do Governo. E nunca criaram uma confusão tão grande»

«É que agora os tempos são outros, minha querida. E só alguém muito desatento, ou mal intencionado, não percebe isto. A partir de 2008, o mundo começou a entrar em outro ciclo. Desde os tempos bíblicos que é assim. Lembra-se das “vacas magras”? Pois então. Os grandes motores mundiais, China e Índia, diminuíram a rotação. Daí, o preço do petróleo caiu para a metade e quebrou a Rússia. Para distrair, o Putin criou um foco de tensão na Ucrânia e só Deus sabe onde isto vai parar. A União Europeia já estava quebrada e agora tenta sair da UTI. Isto é, se a Grécia deixar... Ao nosso Norte, temos o Obama paralisado por um Congresso Republicano e hostil. Quer mais?»

«OK. Mas isto são, como você falou, ciclos. E ciclos vão e vêm, não é nada de novo...»

«Concordo. Só que há um ingrediente tupiniquim que azeda o caldo. A velha bruxa da corrupção. Você pode até argumentar que ela voa em sua vassoura desde o tempo de Tomé de Souza e que suas irmãs assombram outros continentes. O problema é que aqui, com o tempo e a permissão da sociedade, ela entrou na corrente sanguínea, invadiu as artérias da Nação, em cujo útero plantou o gigantesco ovo da impunidade. E tornou-se tão grande, tão onipresente, tão endêmica que estamos diante do absurdo dos absurdos. Se a Polícia Federal decidir investigar e prender os envolvidos em todos os casos de corrupção do País, o Brasil para»

«Aí eu discordo. Corrupção são pessoas. Instituições podem sobreviver. Basta substituir os corruptos, fazer uma faxina. Grandes empresas internacionais também se meteram em tenebrosas transações e se autorregeneraram»

«Não, minha querida. Instituições são as pessoas que as administram. Empresas são a soma das decisões das pessoas que estão no seu comando. Partidos políticos também. Foi a cúpula do PT, por exemplo, que engendrou a estratégia do Mensalão e seu filho bastardo, o Petrolão. Tudo com o objetivo de se perpetuar no poder sob o manto da Democracia. E o irônico de tudo isto é que exatamente a reeleição da Dilma pode determinar o esfacelamento do Partido. A bomba que estouraria no colo do Aécio, acabou por rebentar na cara do PT. Por isso, o Lula está tão brabo. Cometeram um erro estratégico. Deviam ter deixado a oposição ganhar...»

«Bem... E agora?»

«Não sei... A esotérica aqui é você. Por que não consulta a sua bola de Cristal?...»


Oswaldo Pereira
Fevereiro 2015



Um comentário:

  1. Decididamente você está certo quando afirma que se a Policia Federal decidir investigar e prender todos os envolvidos em corrupção: federal, estadual e municipal, com certeza o Brasil vai parar. Abraço do Thomaz.

    ResponderExcluir