domingo, 24 de julho de 2022

BOND 60 (25): FOR YOUR EYES ONLY (PARTE I)

 


Em 1960, Ian Fleming escreveu um livro de contos, muito ao estilo de Sommerset Maugham, de quem ele era um profundo admirador. Eram cinco histórias: For Your Eyes Only, Risico, From a View to a Kill, Quantum of Solace e The Hildebrand Rarity. As duas primeiras foram escolhidas para, depois de várias adaptações dos roteiristas Richard Maibaum e Michael G. Wilson, comporem a décima segunda produção da série.

O LIVRO DE FLEMING


Como já é de praxe, o filme começa com a habitual pré-sequência. Só que, dessa vez, o enredo nada tem a ver com o plot principal. Bond está num cemitério inglês, colocando flores no túmulo de sua falecida esposa Teresa, quando um padre vem avisá-lo de que um helicóptero do MI6 está chegando para levá-lo a algum compromisso urgente. O agente embarca e logo alguém, manejando um controle remoto, mata o piloto e assume o controle da aeronave. Mostrado sempre de costas e sentado numa cadeira de rodas, esse alguém tem todas as características de Ernst Stavro Blofeld, o Número Um da SPECTRE, como foi personificado por Telly Savalas em On Her Majesty´s Secret Service, inclusive com um gato branco no colo. Mas, nem seu nome é mencionado e nem aparece nos créditos. Isto era decorrência de uma disputa legal entre a EON e Kevin McClory, que escrevera, a quatro-mãos com Fleming, Thunderball, primeiro livro em que o vilão e a SPECTRE aparecem. McClory reivindicava os direitos sobre o personagem e sua organização. Como a querela ainda estava em andamento, “Cubby” Broccoli resolveu incluir a absurda sequência, em que, ao final, Bond retoma o controle do helicóptero e joga o suposto Blofeld dentro de uma chaminé, para dar um recado a McClory de que a franquia podia dispensar tal figura.

O filme propriamente dito tem início com o naufrágio acidental do barco pesqueiro St. Georges (na verdade, um navio espião inglês) no mar Iônico. Como o navio carregava a bordo um aparelho de localização e direcionamento da frota de submarinos equipados com mísseis Polaris da Marinha britânica, denominado ATAC, o MI6 é acionado para prevenir que ele caísse nas mãos soviéticas. Sir Timothy Havelock, um arqueólogo marinho, é encarregado de resgatar o ATAC, mas ele e sua mulher são assassinados por um matador de aluguel, o cubano Hector Gonzáles. A filha dos Havelock, Melina, assiste ao assassinato e jura vingança. (Se desejar ver a cena, clique neste   LINK  ).

Com a morte do arqueólogo, Bond é convocado para descobrir quem está por trás da contratação de Gonzáles. 007 vai para a Espanha, onde o hitman tem uma suntuosa villa. Ao penetrar na propriedade, Bond é apanhado pelos seguranças e levado à presença de Gonzáles. Depois de identificar o agente, o assassino manda eliminá-lo, mas, ao mergulhar em sua piscina, ele é morto com uma flechada nas costas. Na confusão que se segue, Bond consegue livrar-se, não sem antes vislumbrar um homem que poderia ser o mandante da morte dos Havelock.

O CITRÖEN 2CV DE MELINA


Tem início uma perseguição pelos jardins e arredores da villa, durante a qual Bond encontra Melina, que, procurando vingar seus pais, havia disparado a flecha. Os dois conseguem fugir no carro dela, um antigo Citröen 2cv amarelo, despistando os perseguidores em estreitas estradas espanholas. Mais tarde, na segurança de um hotel, Bond tenta convencer Melina a não prosseguir em sua vingança.

Voltando a Londres, e com a ajuda de Q, Bond identifica o homem que vira com Gonzáles. Trata-se de Emile Leopold Locque, um operador do submundo do crime que, segundo informações dos órgãos de inteligência, encontra-se em Corina d’Ampezzo. Com a assessoria de um agente local do MI6 em Cortina, Luigi Ferrara, Bond se aproxima do empresário e informante Aris Kristatos, que revela ser Locque um comparsa do super contrabandista grego Milos Colombo. Kristatos é também o patrocinador de Bibi Dahl, uma patinadora aspirante à medalha olímpica. A pedido de Kristatos, Bond acompanha Bibi a uma competição de biatlo na neve. Lá, entretanto, há uma emboscada preparada para 007, que tem de escapar da perseguição pelas encostas e até numa pista de bobsled, de duas motocicletas e do campeão de esqui Eric Kriegler, que trabalha para os russos.

Ileso, Bond vai, com Ferrara, ao encontro de Bibi num rinque de patinação, mas sofre outro atentado nas mãos de jogadores de hóquei. Ao derrotá-los e voltar para o seu carro, ele descobre que Ferrara foi morto. Um alfinete, com a figura de uma pomba (colomba, em italiano) está colocado em cima do corpo. Convencido de que o contrabandista está por trás de tudo, 007 parte para  Corfu, onde Colombo se encontra.

(continua)

Oswaldo Pereira
Julho 2022

 

 

2 comentários: