quarta-feira, 27 de julho de 2022

BOD 60 (26): FOR YOUR EYES ONLY (PARTE II)

 


Chegando a Corfu, Bond encontra-se com Kristatos no hotel cassino pertencente a Colombo e pede-lhe ajuda para localizar o contrabandista. Kristatos aponta para uma mesa próxima, onde Colombo está em companhia de sua amante, a Condessa Lisl von Schlaf. Há uma discussão entre o casal, e a Condessa retira-se da mesa. Bond aproveita-se da ocasião e aproxima-se dela, oferecendo-se para acompanha-la até sua casa, perto de uma praia.

Os dois passam a noite juntos. Na manhã seguinte, enquanto caminham pela areia, Emile Locque os ataca. A Condessa morre no confronto e, antes que o assassino mate Bond, este é resgatado pelos homens de Colombo e levado à sua presença. O contrabandista, então, revela a Bond que o verdadeiro inimigo é Kristatos, a quem Locque na verdade se reporta e que está trabalhando em parceria com os russos para apropriar-se do ATAC.

Juntos, eles preparam um ataque a uma planta de processamento de cocaína na Albânia, pertencente a Kristatos. A operação é bem sucedida e Bond mata Locque (a cena é uma das mais conhecidas do filme. Para vê-la, clique neste   LINK   ). Mais tarde, o agente encontra-se com Melina e os dois mergulham no local do naufrágio do St. Georges para recuperar o ATAC. Entretanto, eles são seguidos pelos homens de Kristatos e obrigados a entregar o aparelho. Melina e Bond são levados para a lancha de Kristatos, que tenta eliminá-los arrastando-os no mar para que se afoguem. Os dois, é claro, conseguem escapar e descobrem que o vilão levou o ATAC para St. Cyril, um mosteiro situado no topo de uma montanha.

ST. CYRIL


Com a ajuda de Colombo, Bond invade o mosteiro e apossa-se do ATAC. Na refrega, Kristatos é morto por Colombo. Quando o General Gogol, o Chefe da contraespionagem russa, chega em seu helicóptero para receber o aparelho das mãos de Kristatos, Bond o recebe e atira o ATAC no despenhadeiro. Nem nós, nem vocês, camarada, em nome da détente, diz Bond.

A cena final mostra 007 e Melina gozando as delícias de um mergulho noturno au naturel nas águas azuis da Grécia. Quando o MI6 tenta estabelecer uma ligação telefônica com a Primeira-Ministra Margareth Thatcher, desejosa de parabenizar Bond pelo sucesso da missão, quem reponde o chamado é o papagaio de Melina, deixado sozinho na cabine do barco...

O PAPAGAIO DE MELINA


Lançado em junho de 1981, For Your Eyes Only marca a tentativa de retorno da série ao conceito inicial, com um roteiro mais enxuto e mais próximo do desenho original. Como a United Artists havia quase ido à falência com o filme Heaven’s Gate de Michael Cimino, o orçamento foi reduzido e a EON não teve cacife para contratar nenhum dos diretores precedentes. O jeito foi promover o editor-chefe das outras produções anteriores, John Glen, para o cargo. Os cenários grandiosos foram encolhidos e Bond teve de se valer mais de seu próprio engenho do que de gadgets mirabolantes.

Não havia certeza de que Roger Moore iria trabalhar em For Your Eyes Only. O ator havia assinado um contrato para três filmes (fizera quatro até então) e colocava em dúvida mais uma participação sua. A EON começou a busca por um substituto, tendo inclusive contatado Timothy Dalton, que recusou por não gostar do rumo que a série tomara. Ao final, o jeito foi convencer Moore a ser Bond mais uma vez.

M, o chefe do MI6, não aparece. Bernard Lee falecera de câncer em janeiro daquele ano e Broccoli, em sua homenagem, decidiu não incluir o personagem, substituindo-o pelo Ministro da Defesa e pelo Chefe do Staff no comando da agência. Carole Bouquet foi a escolhida para interpretar Melina. Críticas posteriores ressaltaram o fato de que houve muito pouca química romântica entre ela e Moore. Isto, e o fato de que Bond, no filme, recusa os avanços da espevitada Bibi Dahl (representada por Lynn-Holly Johnson, uma patinadora artística na vida real), tornam For Your Eyes Only o capítulo de menor temperatura sexual de toda a série, mesmo levando em conta a fugaz noite de Bond e Lisl von Schlaf. Como curiosidade, o papel da Condessa foi desempenhado pela atriz Cassandra Harris, na época mulher de Pierce Brosnan.

O israelense Chaim Topol (famoso por Fiddler on the Roof) encarnou o contrabandista Milos Colombo e Julian Glover (veteraníssimo ator, recentemente o Grande Mestre Pycelle em Game of Thrones) o vilão Aris Kristatos.

A trilha sonora ficou a cargo de Bill Conti. Ele e Michael Leeson compuseram a bela música título, entregue à poderosa voz de Sheena Easton. Impressionado com a figura de Easton, Maurice Binder, o designer da vinheta de entrada, resolveu, pela primeira vez, colocar o rosto de uma intérprete na sequência. Vale a pena ouví-la neste LINK.


For Your Eyes Only custou US$28 milhões e retornou, até hoje, US$195 milhões à EON. E deu novo impulso à franquia.

(continua)

Oswaldo Pereira
Julho 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário