sábado, 26 de setembro de 2015

UM MITO





Uma e quinze da tarde. O carro, novo em folha, rebrilha ao sol vespertino de Los Angeles. O dono, um rapaz de 24 anos que gosta de corridas e da arte de representar, olha com admiração para seu Porsche 550 Spyder, com o número 130 e a frase “Little Bastard” pintados na carrosseria de alumínio prateado. Ele e Rolf Wütherich, seu mecânico particular entram no automóvel e preparam-se para partir. Num outro veículo, o fotógrafo Sanford Roth vai seguí-los até Salinas, onde o rapaz vai participar de uma prova automobilística, mesmo sem ter ainda permissão do estúdio cinematográfico para o qual trabalha. Sem problemas, ele deve ter pensado. Afinal, acabara de filmar sua última cena. Estava livre.

Às três e meia, eles são parados por um policial rodoviário e multados por exceder o limite de 55 milhas por hora. O rapaz assina o ticket e prossegue pela Rodovia 466. Uma hora depois, param para reabastecimento na estação de serviço Blackwell´s Corner, em Lost Hills. Roth tira algumas fotos.

São as últimas tiradas do rapaz ainda vivo. Às 5:45, numa interseção em Y da 466 com a estrada para Fresno, uma manobra hesitante de Donald Turnupseed, que vem em sentido contrário com seu Ford Tudor, coloca o rapaz e seu Porsche, nesta altura voando a quase 100 milhas por hora, em linha de colisão. A batida frontal destrói o carro de alumínio e catapulta Wüterich do banco do carona para fora da cabine. Dia 30 de setembro de 1955, uma sexta-feira. Com os pés presos nos pedais, o rapaz que se chamava James Dean quebra o pescoço e morre minutos depois.

JAMES DEAN E SEU PORSCHE (30/09/1955)















ÚLTIMA FOTO, TIRADA POR ROTH
















James Byron Dean nasceu em Marion, no estado de Indiana, em 1931. Órfão de mãe aos nove anos, mudou-se com o pai para a Califórnia, onde, de acordo com os anais da escola onde estudou, era um aluno brilhante, esportivo e popular. De 350 candidatos, fora escolhido para o papel de Macbeth, numa encenação juvenil da peça de Shakespeare. O gosto pela ribalta entrou e ficou. Em 1951, abandonou o curso de Direito na prestigiada UCLA e foi atrás da carreira artística, para desespero do pai.


Alternando pontas em comerciais da Pepsi-Cola com um part-time job como recepcionista no estacionamento da Columbia Broadcating System, ele é finalmente descoberto por um caça talentos que trabalhava para a CBS e começa a aparecer em papéis pequenos de filmes e series de TV. Dá, então, um passo decisivo e entra para o Actor’s Studio, a mítica criação de Elia Kazan e Lee Strasberg, que iria revolucionar a arte dramática em todo o mundo e formar gente do calibre de Marlon Brando, Arthur Kennedy, Robert Duvall, Faye Dunaway, Carroll Baker e uma legião de novos atores. Dali, James Dean sai para estrelar, como protagonista, a adaptação para a televisão da peça de André Gide, L’Immoralist, em 1954.


JAMES DEAN EM "EAST OF EDEN"
Como um meteoro, a carreira de Dean inicia sua curva breve pelos céus de Hollywood. No mesmo ano, é escolhido para o elenco de East of Eden (Vidas Amargas), como o torturado personagem Carl Trask. Sua atuação, enriquecida por improvisos preciosos que irão espantar até mesmo o tarimbado diretor Kazan, ganha efusivos e imediatos aplausos. Sem perda de tempo, a Warner Bros. o escala para mais um papel, denso e profundo, de um angustiado adolescente vivendo dentro de uma família disfuncional e procurando sua identidade na selva urbana de uma juventude sem rumo. Rebel Without a Cause (Juventude Transviada) vai virar ícone da história cinematográfica americana e a poderosa interpretação de Dean (magnificamente coadjuvado pelos iniciantes Natalie Wood, Sal Mineo e Dennis Hopper) um símbolo para toda uma geração. 

JAMES DEAN E NATALIE WOOD: JUVENTUDE TRANSVIADA
Em 1955, o estúdio o chama novamente. Desta vez, é um blockbuster. Com atores já consagrados e de bilheteria alta, como Rock Hudson e Elizabeth Taylor, o filme Giant (Assim Caminha a Humanidade, no abominável título adotado no Brasil), baseado na saga texana de Edna Ferber é uma grande esperança de lucros para a Warner. Sabedores das paixões automobilísticas de Dean, premonitoriamente os produtores colocam no contrato uma cláusula proibindo-o de participar de provas durante as filmagens. Sua cena final foi filmada no dia 29 de setembro, um dia antes encontro do Porsche prateado com o destino.

O impacto da passagem de James Dean pelas telas só começou a golpear os jovens em escala planetária à medida que seus três filmes foram sendo lançados. Apenas o primeiro, East of Eden, estreou antes do desastre. Os dois posteriores só foram distribuídos após sua morte. A partir daí, as imagens do adolescente interiorizando sua precoce desilusão, do filho acabrunhado ao ver o pai ser tiranizado por uma mãe psicótica, do recalcado outcast que descobre petróleo e fica milionário irão deflagar um dos maiores cultos que a magia da sétima arte jamais produziu.

Sessenta anos depois, James Dean continua símbolo. Debaixo do mito, uma personalidade complexa e talvez à frente de seu tempo já foi esmiuçada em livros e filmes, revelando um jovem inquieto, disposto a beber a vida aos grandes goles e a, literalmente, correr contra o tempo.


Oswaldo Pereira
Setembro 2015


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