segunda-feira, 19 de abril de 2021

PROBLEMA ANUNCIADO

 


Há 46 anos (você leu bem; 46) que eu percorro, três vezes por semana, a orla da Lagoa Rodrigo de Feitas. Quando comecei a cumprir essa prazerosa rotina, o entorno da lagoa era pouco mais de uma trilha, estreita, esgueirando-se entre o espelho d’água e a rua. Mesmo assim, já era um deslumbramento, uma festa diária da Natureza, um cenário portentoso, entre os muitos que alguém com poder para isto, em seus desígnios, dotara os contornos do que, um dia, ganharia a alcunha de Cidade Maravilhosa.

Na administração de Marcello Alencar, prefeito do Rio entre 1989 e 1993, a trilha transformou-se numa pista pavimentada, de desenho corrigido e preparada para servir como ciclovia e passeio. Embora fosse mais uma solução digna do país das improvisações, pois, em outras plagas, ciclovia é uma coisa e caminho de pedestres outra, a providência trouxe um indiscutível conforto adicional aos inveterados frequentadores do lugar.

E assim, mercê do decantado espírito amigável do carioca, a convivência tranquila entre caminhantes e magrelas deu-se com naturalidade, abençoada pela extraordinária beleza das paradisíacas paragens.

Acontece que, de uns tempos para cá, o mundo do ciclismo evoluiu, e surgiram as bicicletas motorizadas. E, com o beneplácito das posturas municipais, a elas foi franqueado o direito de utilizar as ciclovias. Mas, há motorizadas e motorizadas. Hoje, pode-se observar na pista da lagoa o trânsito de veículos que têm mais a ver com suas primas vespas, lambretas e mopeds, do que com as inocentes bicicletas de tração humana.

Qualquer pessoa com um pingo de bom-senso há de admitir que a potência e a velocidade desenvolvidas por esses novos duas rodas, num local frequentado por pessoas passeando seus pets, crianças e avançados idosos com eu, não vai dar certo. Se você a isto adicionar a falta de discernimento daqueles que se julgam em plena pista de Interlagos quando sentados no selim de suas bikes, temos um problema anunciado.

E, quando acontecer, veremos o mesmo filme, de novo. Será praticado o querido esporte nacional de se procurar os culpados e esquecer das causas. Estas estão aí, para todo mundo ver. Leniência da legislação, incompetência da fiscalização e a incivilidade do cidadão.

De repente, vai ter até gente culpando o Bolsonaro...

Oswaldo Pereira

Abril 2021

8 comentários:

  1. Ora pois ! Me deu hoje uma vontade nítida de ir pra Copacabana pelo outro lado. Dei de cara com um espetaculo de luzes sobre o espelho cinza do "Belo Lago" Havia ainda o vento doce embalando a mata. Não vi mais nada, além da presença inexpugnável da beleza e da eterna e indecifrável alegria de viver.

    Acho q é vc Oswaldo o guardião daquelas águas. Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. O Bolsonaro é culpado do que esteja a seu alcance fazer. Ciclovias está fora de sua capacidade de conceber. Para ele devem estar tomando dos carros poluidores uma faixa a mais de rolamento. Essa questão das motinhas é um assunto municipal e ele por princípio é contra o município porque se acha acima de tudo. Não dessa ele não é culpado, mas sem querer, por incompetência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro contra o Município e a favor dos carros poluidores? Essa é nova... E, por incompetência, vai pegar uma beirada da culpa? Realmente, eu estava certo...

      Excluir
  3. alo meu querido e velho amigo, voce sempre escreve alguma coisa interessante, e pena que nem sempre eu tenha tempo pra comentar, um abraco do Torto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo torto,
      Que bom saber que você lê estas minhas mal traçadas linhas. Um grande abraço para você & Stella.

      Excluir
  4. Ola Oswaldo.
    Compartilho com voce a opiniao de que o uso cada vez mais de duas rofas motorizadas vai ao encontro de que pedalar e dar uma boa caminhada sem duvida contribue para ter uma saude melhor.o pessoal que nao ve esse proposito so pode ser pura adessao ao consumismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Almirante, e você precisa ver com que velocidade eles andam...

      Excluir