segunda-feira, 16 de março de 2020

PANDEMIA DO PÂNICO



Quem me conhece, consegue distinguir uma clara característica minha. Sou um sujeito calmo. Detesto conflitos e, com a minha avançada idade, venho cada vez mais evitando confrontos e desavenças. De uns dias para cá, entretanto, uma incontida raiva vem-me avolumando na garganta, inclusive intrigando os que me rodeiam com a minha súbita e inesperada perda da serenidade que tanto prezo e costumo exibir.

Nunca imaginei que, depois de quase oitenta anos vividos, viria eu a presenciar uma demonstração de tamanha loucura e irracionalidade da raça humana. Vi guerras, ameaças, perigos. O medo da Bomba, na Guerra Fria. O fim do mundo no ano 2000. A paralisia infantil, quando eu era criança. A AIDS, na década de 1980. Pavores e maldições que trouxeram inquietude, preocupações e temores que, porém, reveladas adequadamente através das lentes da racionalidade e do bom-senso, mantiveram o mundo em alerta, sim, mas ao mesmo tempo realista e responsável.

Vou tentar qualificar minha raiva. Apesar de gostar de ficção (acabei de publicar neste blog uma estória sobre este mesmo assunto), eu sou fascinado pela certeza dos números. Tenho acompanhado, como o resto da Humanidade aliás, os noticiários sobre o coronavirus. Com as facilidades que a TV a cabo nos regala, pude verificar que as emissoras de Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Japão, Alemanha e Estados Unidos, além, é claro, dos canais brasileiros, passaram a dedicar intermináveis horas a falar da pandemia. Presumo que, no resto do mundo noticioso, a coisa seja igual.

De todas essas largas horas de observação, consegui distinguir números relacionados ao vírus que têm sido confirmados (porque são números e não teorias) mudo afora. Vamos a eles:

.de 1000 infectados, 800 não apresentarão qualquer sintoma. Não desenvolverão a doença. Isto vem corroborar a informação de vários patologistas, que reportam ser o COVID-19, em ação em pessoas sãs, incapaz de causar até um simples resfriado.
.dos 200 que apresentarão sintomas, com uma taxa de mortalidade de 3%, seis morrerão. Estamos falando de 0,6% do total portadores do vírus.
.destes 6, noventa por cento são representados por pessoas acima dos 80 anos que JÁ padeciam de outras enfermidades degenerativas graves. Assim, de acordo com as estatísticas reais, apenas CINCO VÍRGULA QUATRO PESSOAS EM DEZ MIL, que não estejam já enfraquecidos por outras causas e abaixo dos oitenta, correm o risco de vida.

Então será que alguém me pode explicar por que os suprassumos sábios dos Governos e Entidades internacionais não concentram as medidas de precaução apenas naqueles que realmente estão na verdadeira faixa de risco? Por que aplicar a centenas de milhões de crianças, jovens e adultos penalidades extremas de locomoção, rígidas quarentenas, quando os números evidenciam que as chances de consequências agravadas são de apenas menos de 6 por 10.000, menor do que um grande leque de endemias, infecções e simples gripes? Por que proibi-las de levar suas vidas normais de deslocamento, convívio, trabalho e diversão? Por que criar um ambiente de extrema insegurança, que está levando às pessoas ao redor do mundo correrem para as farmácias e hospitais ao pressentirem sintomas que podem ser de um simples resfriado? Não há, nem pode haver em qualquer país, uma estrutura de atendimento médico capaz de sobreviver a uma avalanche dessa natureza. Em efeito cascata, cenas de hospitais em pandemônio atearão mais chamas ao incêndio psicológico das populações.

Há dias em que me pergunto se estou mesmo acordado ou sonhando com um filme B sobre uma epidemia qualquer. Quando verifico que não estou dormindo, um inconformismo surdo vem crescendo de mansinho. Um inconformismo contra a estupidez. O que as “autoridades” estão fazendo é um crime contra a sociedade humana. Essas medidas insanas poderão destruir setores inteiros da economia. Pequenas e médias empresas em todo o planeta não terão como sobreviver ao deserto de clientes criado pelas quarentenas e pelos arautos alarmistas e inconsequentes. A braços com dividas bancárias, folhas de pagamento e problemas trabalhistas, com faturas de fornecedores e o arrocho dos impostos, não terão capital de giro para emergir, mesmo depois de o coronavírus desaparecer, como já começa a acontecer do Extremo Oriente.

Esta Pandemia do Pânico poderá ser imensamente mais cruel, virulenta e danosa. Poderá matar bares, restaurantes, teatros, cinemas, academias, clubes, comerciantes e industriais de menor porte, até companhias aéreas pequenas, redes de hotelaria e pousadas e as agências de turismos. Poderá matar empregos e esperanças e, eventualmente, até vidas, levadas pelo desespero.

Só me resta gritar para a tela da televisão. PAREM COM ESTA PARANOIA!

Oswaldo Pereira
Março 2020

17 comentários:

  1. Plenamente de acordo. Estou como você, não aceitobessa pressão e, de certa forma, uma projeção política em cima de um momento de muita insegurança para os idosos já fragilizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inquietação e o estresse irão matar mais que os 0,001% do vírus...

      Excluir
  2. Calma Oswaldo. Continue escrevendo. O que vc diz é mto importante. Não tenho mtos amigos no Facebook mas minhas filhas pelo menos, ficaram cientes de que o vilão, não é o corona mas a "carona" que as "autoridades" e os desavisados estão obrigando os cidadãos de todo o mundo a pegar no Bonde do Medo. Antes havia um "Bonde chamado Desejo". Parece agora que ninguem mais sabe o que é ISSO. Estão virando tanaticos de Gabibete. Eu acho ainda que vão dar com os burros n'agua. Afinal, humanos são animais, teem instinto. Vamos sair dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando sairmos dessa, alguém abrirá os olhos e verificará como fomos dirigidos e espoliados...

      Excluir
  3. E! Parece conto da carochinha... mas devw ter um seu gatão esperto que não caira no Caldeirão e.sim fortalecido e rico.. um país com mais de.200 milhões de habitantes e tem 200 casos.... só pode ser.piada.....fecham as escolas...nas públicas se dão conta que.muitas crianças dependem d a refeição..aí abrem de.11 as 13 para almoc o...será que os pais podem administrar logística para isto? Nas escolas particulares os pais.mandam pra casa doa avós (não são grupo de.riaco??) Não consigo engolir esta parafernália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As "autoridades" não estão agindo. Estão reagindo da maneira mais irracional possível.

      Excluir
  4. uma sugestão. Melhorei muito depois que minha tv caiu de cara no chão e se espatifou. Pensamento imediato:Graças a Deus
    Chamei o segurança da rua e pedi q levasse aqueles escombros para uma caçamba estacionada na esquina. Rede Globo nunca mais !

    ResponderExcluir
  5. Tenho consciência dos números, amas concordo com as medidas, pra que não exploda, como na Itália e Espanha. Macron declarou que estão em guerra. E aqui, o presidente fica tirando selfie, estando com suspeita do virus, com 12 de sua comitiva infectados...
    E eu ainda estou tentando entender essa coisa toda com a Globo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o dia estão aparecendo videos e declarações de patologistas e infectologistas internacionais alertando que pânico é infinitamente maior do que o verdadeiro perigo do coronavírus. Acabei de assistir o de um médico alemão que terminou suas declarações dizendo: "O Rei vai nu"...

      Excluir
  6. O virus do Ipiranga atacou a comitiva. rs

    ResponderExcluir
  7. Querido e estimado amigo:
    Leio sempre suas colunas, faço comentários, mas essa me impactou particularmente, pois veio de encontro ao que penso. Costumo dizer teremos mais Falências do que Falecimentos e dizem que como empresária que fui que estou olhando o lado econômico financeiro. Não é verdade estou olhando o lado SÓCIO econômico, do desemprego em massa, do abastecimento e da saúde. Fora isso como ficarão as cabeças das pessoas dias trancafiadas? A grande maioria das pessoas como eu moram sozinhas. Vamos ver depressões, síndromes as mais variadas, quiçá suicídios.
    O ser humano só funciona nos polos Excesso ou Escassez.
    Bom senso, equilíbrio, pensar, ponderar não é para qualquer um dos 7 bilhões de indivíduos do planeta.
    Tenho pensado nos 4 Cavaleiros do Apocalipse: Guerra, Peste, Fome e Morte.
    Será isso que a Humanidade deseja ou seja confirmar o que disse o Apóstolo João no seu livro Revelações ou mesmo o Nostradamus que profetizou nos seus escritos? Espero ardorosamente que não, mas se algo diferente do que estamos assistindo não se modificar iremos aniquilar a humanidade, não só pelo vírus, mas principalmente pela estupidez e ignorância.
    O planeta continuará existindo, mas nós seremos mais uma raça(e dessa vez tida como inteligente) ser extinta como tantas outras desapareceram.
    Não sou o Arauto das Tragédias, mas acho que alguém tem que mostrar o que poderá acontecer se não derem um tratamento melhor a essa Pandemônia ou estarei sendo muito alarmista e pessimista?
    bjs Zezé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Zezé,
      além dos inestimáveis comentários que aparecem neste blog, tenho recebido manifestações de inúmeras pessoas que pensam como nós. Obrigado por suas sempre bem vindas e preciosas intervenções.

      Excluir
  8. Exatamente. Isto seria agir com bom-senso, uma coisa que está dramaticamente em falta no mundo...

    ResponderExcluir
  9. Amigo, retorno ao nosso blog para lhe dizer que há algo errado nessa questão do novo vírus principalmente após as regras de confinamento.
    Tenho estudado muito o assunto pesquisando e me pergunto? Qual o propósito de disseminar toda essa parafernália que matará de medo, pânico, suicídio outras doenças que não poderão ser atendidas, pois os hospitais só atendem o Virus fora que não se pode sair de casa sem se falar no problema da quebradeira total da economia mundial que será um desastre total.
    A minha perplexidade se prende as outras gripes que não teve esse estardalhaço todo fora as mortes anuais por outros motivos. Porque?
    Seguem números que colhi.Desculpe uma lista enorme segue abaixo:
    EBOLA
    No total, nos três países mais atingidos pela epidemia - Libéria, Guiné e Serra Leoa - 26.593 pessoas foram afetadas pelo vírus Ebola. De acordo com o relatório da OMS, 11.005 morreram em decorrência da febre.
    TUBERCULOSE
    Tuberculose mata 1,5 milhão por ano no mundo. Em 2018, cerca de 10 milhões de pessoas contraíram tuberculose no mundo e 1,5 milhão morreram da doença, que mata mais gente do que o HIV e a Malária juntos. O maior número de novos casos foi no Sudeste Asiático (44%), seguido por países da África (24%) e do Pacífico Ocidental (18%). No mesmo ano no Brasil, 72 mil pessoas foram diagnosticadas e 4,5 mil morreram em decorrência da tuberculose.
    Uma das doenças mais comuns do mundo é a gripe, que anualmente leva cerca de 650 mil pessoas à óbito devido a complicações respiratórias.
    HEPATITES
    As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas em todo o mundo e levam 1,34 milhão à óbito anualmente. Elas são as principais causas do câncer de fígado.
    HIV
    A OMS classifica a o vírus do HIV como um dos maiores problemas globais de saúde pública. Só em 2018, 770 mil pessoas morreram por complicações pela doença e 1,7 milhão de pessoas foram infectadas. Desde que o vírus surgiu, são 75 milhões de infectados e 32 milhões de mortes.
    ACIDENTES EM ESTRADAS
    Mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida, aponta OMS
    Mortes por Armas de fogo
    Em 2019 morreram 68 mil pessoas só no Brasil
    Aguardo seus comentários. se ficar mais fácil segue o meu email majoleao@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zezé
      Só agora vi este teu precioso comentário. Espero que as pessoas que acessam este meu blog o vejam também. São estes números (e não teorias, opiniões, achismos e histerias) que corroboram a minha raiva contra governos irresponsáveis e jornalistas delirantes pela catástrofe fabricada que pode acontecer. Muitíssimo obrigado.

      Excluir