sexta-feira, 8 de julho de 2016

O MAL QUE SE ESCONDE



“Quem conhece o mal que se esconde nos corações humanos? ” Aí, havia uma pausa. E a própria voz cavernosa respondia: “O Sombra sabe! ”

Esta era a vinheta de entrada de um programa radiofônico de grande sucesso na era pré-TV. O Sombra era a adaptação brasileira da criação de Walter B. Gibson na década de 1930, um soturno defensor do Bem contra o Mal, chamado Lamont Cranston, também conhecido como The Shadow.

Mas, será que este sobrenatural dom de penetrar na alma permitiria ao seu heroico portador identificar manifestações do Mal tão cruamente perversas como algumas que apareceram nos nossos noticiários em dias recentes?

Mesmo no meio de um cipoal enredado de atrocidades, como homens-bomba no saguão de aeroportos, policiais americanos agindo pela cartilha do “atire antes, pergunte depois”, um campus universitário manchado do sangue de crimes homofóbicos, duas notícias fizeram-me cismar sobre os limites da crueldade. Até onde pode um ser humano ir no caminho da hediondez pura?

Estou falando dos agentes de saúde que, em busca de ganho fácil, agravavam deliberadamente o estado de pacientes para justificar sua internação em Unidades de Tratamento Intensivo. Insensíveis, frios e covardes, além de traírem a missão implícita para a qual foram contratados, colocavam em risco grave os enfermos sob seus cuidados. Tudo pelo dinheiro.

E estou falando também do pastor evangélico que, durante dois anos, até ser descoberto, abusou sexualmente de seu enteado. Um garoto de cinco anos. Cinco anos! Que meandros de neurônios, que combinação de estímulos cerebrais conseguem criar um monstro dessa estirpe?

Como reconhecer tais adoradores da maldade intrínseca e expô-los, antes que destruam vidas e sonhos? Como conhecer o mal que se esconde em tais corações?

Nem o Sombra...

Oswaldo Pereira
Julho 2016






10 comentários:

  1. Respostas
    1. Está podre desde que Caim matou Abel. É esta a condição humana?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pois é... Por que tem de assim ser? Quem é responsável por este plano?...

      Excluir
  3. Essa é uma pergunta que nos remete ao indivíduo, o ser humano que se pretende criado à imagem de Deus. Nada disso. O próprio perguntador tem em sí a eiva do mal intrínseca e só a comenta quando consegue ver nos outros a própria miséria em que vive e da qual só saí pela inteligência da transcendência e assim mesmo não consegue dominar a sua condição animal. Quem nunca fez o mal, em sua consciência, atire a primeira pedra. Se nunca alguém o fez, é porque nunca passou pela psicanálise. Não acho que o mundo esteja podre. Sempre foi assim. É que as comunicações eram monopólio do Estado e agora o mais bem informado é aquele que vive no mato e não sabe o que acontece, podendo fazer um juízo pessoal contra a unanimidade dos informados pela media. Aliás, como inaciano, vc bem sabe a mão dupla para que serve o sacramento da confissão. Para o confessor, informação, para o confessado, libertação do peso. Sic transit Ecclesia mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, outra pergunta: somos intrínsecamente maus, com ligeiros e hipócritas toques de bondade, ou o contrário? Se fazemos parte de um plano, qual a razão dessa nossa condição inconstante e disposta à transgressão? É uma prova? Provação? Provocação? Quem comanda isto? Como dizem os americanos "who is minding this store?"

      Excluir
  4. Excelente, Oswaldo. Mal todo mundo faz, comete erros, trai, cola nas provas etc, desde sempre. Mas alguns capricham, como Hitler e outros semelhantes. certas situações, como essas que você mencionou e outras que nem O Sombra cogitaria na possibilidade de existirem, são tão cruéis que logo me pergunto se essas pessoas, se tivessem tido um tratamento adequado ou usassem melhor seus cérebros, agiriam diferente, ou o Mal Inconfessável sempre esteve dentro delas e nem cadeia, pena de morte, multa, nada disso os faria mudar?
    Bj
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quem é bom já nasce feito" diziam minhas avós. E quem é mau? Se faz depois?
      Obrigado pelo comentário. Bjs

      Excluir
  5. Somos humanos, muitas vezes essa humanidade assusta, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assusta e intriga. Por que será assim? Os hindus creem na repetição do ciclo de vida até atingirmos a perfeição espiritual. Se assim é, será que estes monstros citados poderão regenerar-se em vidas futuras? Oh! dúvidas...

      Excluir